31/01/2019

Fora da Caridade Não Há Salvação – Alírio Cerqueira Filho

Por Juliana Morgensten de Souza

Fora da Caridade Não Há Salvação / Alírio Cerqueira Filho / 296 Páginas / Editora Francisco Spinelli / ☆☆☆☆☆

Skoob

Ooollaaaaar! Tudo bom?

Daí que recebi essa obra em maio de 2018 quando ainda assinava o clube do livro da Federação Espírita do Rio Grande do Sul.

Estava lá abandonadinho e resolvi ler. Bora para a resenha ver o que achei?

SINOPSE:

O objetivo deste livro é refletir sobre a prática da caridade realizada em nome da Área de Promoção Social Espírita. Estudamos nesta obra, o significado real de caridade e como podemos aplicá-la na APSE. É fundamental que o Movimento Espírita, ressignifique suas práticas, de modo que possamos aproxima-lo dos postulados básicos da Doutrina Espírita.

O livro é voltado para quem deseja ou trabalha na Área de Promoção Social Espírita e como aplicar a caridade na prática nesse setor.

Porém, enquanto estava lendo eu me via constantemente nas aulas da Escola Básica de Espiritismo que tive. Principalmente no primeiro ano quando os temas são mais gerais e falam mais em caridade, Jesus e por aí vai. Pelo menos onde eu fiz é assim.

A obra é mega didática com vários gráficos e explicações na visão Espírita de algumas parábolas que constam na Bíblia. A leitura em si é fluída e bem de boas.

São 7 capítulos divididos entre a caridade na APSE, o encontro consigo mesmo, o trabalho do bem na vida das pessoas, a diferença entre motivação e vontade, o trabalhador do setor, a eficiência e eficácia do trabalho do bem e a caridade segundo Paulo de Tarso.

Apesar de ser focado em uma área específica, tem muito aprendizado geral e muito “abrir de olhos”.

Só quem quer trabalhar na APSE pode ler? Não! O conteúdo também é voltado de modo abrangente e dá para utilizar na vida.

Foi o livro que mais gostei do Alírio? Me interessei mais nas leituras sobre mediunidade e obsessão. Mais né?

Daí vem a pergunta: “Ju! O que é APSE?”

É o serviço de Assistência e Promoção Social Espírita, sendo uma das atividades básicas do Centro Espírita, e tem como característica fundamental, a promoção do Espírito Imortal à luz da Doutrina Espírita.
A prática de assistência social, por meio da educação do espírito, buscando sensibilizar o indivíduo, a fim de que ele desperte para suas responsabilidades, tome consciência de si mesmo, da vida qual é o beneficiário, conjugando ajuda material e espiritual, sem imposições.

(Fonte: http://bezerramenezes.org.br/blog/index.php/departamentos/social/)

Onde Achar:

(blog ganha comissão por venda)

Fan Page do Blog:

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂