Hidratando a Alma: A Noite de 12 anos – Alvaro Brechner
Oooieeee!
E para começarmos a hidratar a alma nesse sabadão a indicação Netlix de hoje é A Noite de 12 anos, lançado em 2018 e com direção de Alvaro Brechner.
1973, Uruguai. José Mujica (Antonio de la Torre), Mauricio Rosencof (Chino Darín) e Eleuterio Fernández Huidobro (Alfonso Tort) são militantes dos Tupamaros, grupo que luta contra a ditadura militar local. Eles são presos em ações distintas e encarcerados junto a outros nove companheiros, de forma que não possam sequer falar um com o outro. Ao longo dos anos, o trio busca meios de sobreviver não só à tortura, mas também ao encarceramento que fez com que ficassem completamente alheios à sociedade, sem a menor ideia se um dia seriam soltos.
O filme é sobre a história real dos uruguaios Mauricio Rosencof, Eleuterio Fernández Huidobro e José Mujica. Os três lutam contra a ditadura militar local e ficam presos por 12 anos sem acesso a praticidade nada.
Ao longo da narrativa vamos acompanhando as suas evoluções, provações, obsessões para enlouquecerem e seus temores.
Um dos integrantes é José Mujica que foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015, continuou com a sua vida simples e com o seu fusca.
Um fato interessante é que o Mujica se considera ateu e, na prática, é mais espírita que muitos que são da Doutrina, inclusive eu mesma. 😛
Depois que ele se tornou presidente, pela proximidade local e por ele continuar humilde mesmo tendo todos os recursos para melhorar de vida, sempre o acompanhei e o admirei como pessoa.
E com o filme essa admiração triplicou porque, afinal, quem depois de quase 10 anos preso, sem direito a nada, tem a capacidade de pegar o pinico e fazer brotar uma flor naquele tormento todo? Sensacional
Quem não o conhece, segue uma entrevista excelente dele para o
Pedro Bial:
Fan Page do Blog:
Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br
Beijos! 🙂