12/02/2019

Espiritismo e Ecologia – André Trigueiro

Por Juliana Morgensten de Souza

Espiritismo e Ecologia / André Trigueiro / 184 Páginas / Editora FEB /
☆☆☆☆☆

Ooieeeee! Tudo boooooom?

E depois da palestra (Post aqui), o livro Espiritismo e Ecologia do André Trigueiro.

Como já tinha comentado anteriormente, conheci o autor na faculdade exatamente com esse assunto.

O livro foi feito em 2009 e é chocante como 10 anos depois a obra continua absurdamente atual. Quem lê, sem saber, tem certeza que o Trigueiro escreveu ontem. :O

Mais vamos para a resenha conferir os detalhes?

O que o Espiritismo e a Ecologia têm em comum? O leitor se surpreenderá com as muitas afinidades existentes entre essas duas áreas do conhecimento que surgiram na mesma região do planeta há aproximadamente 150 anos, e que hoje despertam interesse e curiosidade crescentes. Espíritas e ecologistas utilizam a visão sistêmica para defender a biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais, o consumo consciente, a primazia dos projetos coletivos em detrimento do individualismo. São tantas as afinidades, que certas obras espíritas poderiam perfeitamente embasar alguns postulados ecológicos.Que esta obra continue inspirando novas ideias e atitudes.

André aborda um tema pouco explorado dentro da Doutrina Espírita: A ecologia e vai passeando pelo tema e seus segmentos.

Começa pelo Espiritismo e o seu “daqui 20 anos não estarei mais na Terra”, continua mostrando como as crianças são as principais influências e influenciadoras da e pela mídia, passa por como o Tsunami na Indonésia em 2004 foi importante para a caridade, compaixão e amor, nos lembra do consumismo desenfreado e termina com orientações e exemplos ecológicos que os Centro Espíritas podem seguir, principalmente na utilização dos copos para água.

Dois pontos chamaram muito a minha atenção: O primeiro foi que alguns espíritas não se preocupam com a natureza daqui 20 anos porque acham que já estarão mortas. Pois, teoricamente, na morada verdadeira, não terão problemas ambientais.

O outro foi como as pessoas se doem por quererem que a natureza seja agradável e bela. Esse ponto nunca tinha parado para pensar. E, realmente, analisando é impressionante a quantidade de gente que prefere querer viver em meio ao lixo do que ajudar o meio ambiente.

A leitura é fluída, objetiva e com palavras fáceis. Se tiver tempo, é possível ler em um único dia.

Infelizmente terminei todos os livros espíritas do autor. #chateada Precisamos de mais obras que fogem da curva, André! Bora agilizar isso ae. 😛

Onde Achar:

(blog ganha comissão por venda)

E você já leu o livro? Me conta nos comentários a sua opinião. 😉

Fan Page do Blog:

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂