05/11/2019

Dimensões Espirituais do Centro Espírita – Suely Caldas Schubert

Por Juliana Morgensten de Souza

Dimensões Espirituais do Centro Espírita / Suely Caldas Schubert / 219 Páginas / Editora FEB / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooieee!

E daí eu li Dimensões Espirituais do Centro Espírita, onde a autora Suely Caldas Schubert aborda o apoio e suporte espiritual de uma Casa Espírita.

Mais partiu conferir todos os detalhes na resenha.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

A autora reúne nesta obra sua ampla experiência de trabalhadora da seara espírita e de pesquisadora e expositora de reconhecidos méritos. Demonstra, com base em extensa e rica bibliografia, que o Centro Espírita não é apenas uma construção física, adequada às necessidades de natureza educativa, mas é, sobretudo, “uma edificação espiritual, cujas bases devem estar fincadas na rocha da Espiritualidade, de onde nascem as legítimas realizações para o engrandecimento moral das criaturas humanas”. Ao abordar, dentre outros temas de relevância, a direção espiritual, os recursos magnéticos de defesa do ambiente, as reuniões pública e mediúnica, a doutrinação, o desdobramento em serviço mediúnico, evidencia a importância do Centro Espírita, na sua condição de casa de prece, lar, hospital, oficina e escola. Esta é uma obra de grande utilidade para dirigentes e trabalhadores espíritas, que terão enriquecida a sua experiência, para os espíritas em geral, cujo contato com a Casa Espírita restringe-se à assistência às reuniões mediúnicas.

Ao todo são 23 capítulos onde Schubert vai percorrendo as principais seções de um estabelecimento Espírita. Mostra quais são os alicerces espirituais, as direções espirituais, os recursos magnéticos de defesa, as reuniões públicas e mediúnicas, os trabalhos de passes, as equipes espirituais e mediúnicas, as enfermagens espirituais e os dirigentes.

Depois comenta sobre as questões mediúnicas propriamente ditas como as psicofonias, as doutrinações, as possessões, os desdobramentos em serviço, os animismos, os mandatos mediúnicos, as correspondências do Além, as reuniões mediúnicas em amparo aos suicidas, as estratégias dos planos inferiores e os benfeitores espirituais.

A narrativa de Dimensões Espirituais do Centro Espírita segue o padrão das obras da Suely, onde a mesma vai abordando as questões e pegando exemplos de muitos livros espíritas já publicados e conhecidos. Passa por Allan Kardec, continua com Francisco Cândido Xavier, Divaldo Pereira Franco e Alexandre Aksakof e chega até aos livros escritos pela própria Suely.

É impossível não sentir-se encantada com o planejamento e todo preparo da Espiritualidade para dar total amparo a uma Casa Espírita séria e aos médiuns que trabalham também.

A autora focou mais na parte mais abrangente de uma Casa Espírita: As questões espirituais. Não foram abordados temas assistencialistas como cestas básicas ou o amparo as famílias mais necessitadas.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é fluída e ao mesmo tempo possui muitas informações. Ou seja: É necessário ir dosando e absorvendo o que se está lendo.

Considero essa leitura mais para pessoas desejosas de conhecer o lado “oculto” de um Centro Espírita. Para quem quer saber como funciona as reuniões mediúnicas, pois as mesmas são “escondidas” do grande público. Para quem já conhece ou trabalha dentro de uma a bastante tempo vai achar o livro um pouco chato e monótono.

Eu gostei da obra, pois é sempre bom relembrar o quanto estamos amparados dentro do nosso segundo lar. É magnífico e confortador entender que nada foge ao controle da Espiritualidade e se algo acontecer é por algum propósito maior.

Onde Achar:

Disponível em formato físico e e-book:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉