17/11/2019

Hidratando a Alma: Palestra “Educação e Evangelho” – Haroldo Dutra Dias

Por Juliana Morgensten de Souza

Ooiieeeee!

Bora hidratarmos a alma nesse domingão com a palestra espírita que hoje é com Haroldo Dutra Dias e o assunto Educação e Evangelho. O evento foi realizado no dia 13 de Outubro de 2019 no 10º Congresso Espírita do Rio Grande do Sul em Porto Alegre – RS.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

Ele começa falando sobre o reino de Deus no coração dos homens através de um texto de Allan Kardec, onde se possui 3 possibilidades que estão disponíveis para a humanidade terrena e cada uma dessas correntes possui um projeto educacional.

A primeira é a materialista, onde diz que os seres humanos são uma reunião de células como um quebra cabeça e quando as mesmas desagregam-se acabou o indivíduo e seus laços familiares e valores. E o projeto educacional é formar pessoas para elas produzem produtos e serviços, ou seja, formar mão de obra e empreendedores.

A segunda é a panteísta, onde as pessoas, questões materiais e natureza são a mesma coisa e Deus é a soma de tudo de material existente no Universo. Exige da pessoa uma reflexão mais madura e ela perderá a individualidade. O projeto é o ser entrar em estado de túmulo, ou seja, nenhuma reação.

A terceira possibilidade é a teísta, que propõe existir um Deus Criador e todos nós somos filhos Dele. Ele foi criado como imagem e semelhança dos humanos e foi colocado como um Deus vingativo, ciumento, na TPM, que pena e coloca castigo.

E assim, segundo Haroldo, foram criados círculos, onde grupos acham que encontraram a melhor definição e prática de Deus e excluem de todas as formas quem está fora desse círculo, ou seja, quem pensa diferente. E a corrente teísta, desse jeito, criou um legado planetário como o Holocausto, A Noite de São Bartolomeu e as depredações feitas em terreiros de Candomblé e Umbanda feitos por traficantes evangélicos. Nisso, ele conta uma história sua como juiz onde participou de uma audiência sobre intolerância religiosa nos terreiros no Rio de Janeiro.

Lembra que os espíritas também acabam criando círculos de quem está dentro e fora e fala que os Espíritos Superiores trouxeram ao mundo dos encarnados uma proposta que não despreza as outras 3, porém, supera e transcende a soma das mesmas.

Diz que a proposta dos espíritos não condena o empreendedor ou quem cuida da matéria e ela aproveita o sendo de realidade do materialismo. Da forma panteísta aproveitou a conexão com Deus e a serenidade e ao mesmo tempo corrige as questões distorcidas. Da corrente teísta, pegou a possibilidade de relacionar-se com Ele.

Fala sobre muitos acreditarem que o ensino dos espíritos é para os espíritas e quando na verdade é para a humanidade como um todo. É a experiência vivida, pois são seres que já trilharam o mesmo caminho e ensinam os que irão para a mesma direção.

Haroldo diz da criação de uma nova definição do ser humano: Ele é espírito imortal, ou seja, nunca vai perder a memória e seus afetos. Por isso, existe a lei da responsabilidade, mais conhecida como lei de causa e efeito. Isso quer dizer que quem arruma a cozinha é quem bagunçou, ajudado sempre pela Espiritualidade.

Ele comenta sobre a humanidade em outros mundos e Ele ser imaterial e inteligência suprema e não possuir barbinha e nem ficar sentado em trono. Depois discorre das pessoas que ficam enrolando para não evoluírem, lembra Emmanuel e suas encarnações passadas e Deus continuar sendo Deus.

Fala sobre o projeto educacional do Espiritismo é a formação do ser humano de bem e do espírito bem aventurado, relembra a frase “Há muitas moradas na casa de meu pai”, diz sobre o local religioso é onde a pessoa vai compartilhar, ajuda e é ajudado e traz a analogia de se olhar muito para as sementes em vez de olhar a árvore.

Por fim, diz que Deus habita em cada pessoa e não em templos de mãos humanas e a obra Dele está dentro da pessoa, só falta tirar os excessos da arrogância, preguiça, vaidade, ansiedade e por aí vai, lembra da obra do Espiritismo ser Universal e não tem compromisso com a imperfeição dos encarnados ou suas crenças.

Simplesmente o Haroldo está cada dia melhor. Incrível! Total gente como a gente e transmitindo ensinamento com uma leveza única.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br