04/01/2020

Hidratando a Alma: Filme Toc Toc – Vicente Villanueva

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooieeee!

Bora voltar a hidratar a alma de uma forma bem leve com o filme espiritualista Toc Toc, lançado em 2017, com direção de Vicente Villanueva e está no catálogo do Netflix.

E já adianto: Temos spoilers!

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

SINOPSE:

Quando um médico se atrasa para embarcar em um vôo no aeroporto, um grupo de pacientes com transtorno obsessivo compulsivo (TOC) precisa suportar as peculiaridades excêntricas um do outro, enquanto espera a chegada do doutor.

A obra conta a história de 6 pessoas que possuem TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e querem ser ajudados pelo especialista para serem curados das suas “manias”, digamos assim.

Acontece que, teoricamente, o médico está viajando e ocorreu um problema com a sua volta. Sendo assim, o contador de números, a maníaca da limpeza, a moça que repete tudo duas vezes, a senhora religiosa e também nunca sabe como realmente deixou a casa, o moço que não pisa em listras e o senhor que xinga todo mundo (mais conhecido também como síndrome de tourette) resolvem ajudar um ao outro.

A partir de então, vamos acompanhando suas histórias pessoais junto com seus transtornos, as tentativas em grupo para melhorarem e os próprios descobrem os gatilhos inversos, ou seja, o que faz determinada pessoa não continuar seu transtorno por algum motivo.

Por fim, o sexteto cria um grupo de auto ajuda pelo whatsapp e o único que não vê meios de ser ajudado é Federico, o senhor com a síndrome de tourette, onde a mesma não possui uma cura específica.

Nesse momento vem o plot twist sensacional e explica do porque o filme estar no Hidratando a Alma de hoje: Federico fez do limão uma limonada e é ele o médico “ausente e supostamente viajando”. Com a sua doença, descobriu uma forma de ajudar os outros que realmente podem ser curados de algum jeito. Sabe aquela velha máxima: “O que você faz com o que a vida faz de você?”

O médico também é ótimo exemplo de como se lidar com uma prova / expiação com um olhar mais sereno e no que aquilo para contribuir para o próximo.

O outro ponto extremamente positivo é lidar com um assunto sério de forma mega leve. Impossível não rir do começo até o fim. E tiveram muitas situações, que abordadas de outra maneira, seriam de chorar de soluçar.

Todos os assuntos abordados em Toc Toc são olhados com perspectivas diferentes e suaves.

https://www.youtube.com/watch?v=n3wQLAAsXtI

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉