11/02/2020

O Céu e o Inferno – Allan Kardec

Por Juliana Morgensten de Souza

O Céu e o Inferno / Allan Kardec / 288 Páginas / Editora IDE / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooieee!

E chegamos ao 4º livro das obras básicas da codificação escrito por Allan Kardec: O Céu e o Inferno.

Bora conferir todos os detalhes na resenha.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Qual o destino do homem após a morte física? Quais as causas do temor da morte? Existem o Céu e o Inferno? A antiga crença nos anjos e demônios merece crédito? Como procede a Justiça Divina? Estas e outras questões correlatas são devidamente esclarecidas, na Primeira Parte desta obra, à luz da lógica e dos ensinamentos dos Espíritos. Na Segunda Parte, intitulada Exemplos, Kardec registra numerosas comunicações de Espíritos – classificados por categorias, tais como: felizes, sofredores, arrependidos, endurecidos, suicidas – que exemplificam toda a teoria exposta anteriormente. No final desta obra, há um Índice Analítico dos Assuntos, reunindo, em ordem alfabética, todos os verbetes que podem interessar aos estudiosos. Allan Kardec, quando redigiu seus livros, escreveu para o povo, em linguagem simples, e, sendo esta uma tradução literal, a linguagem simples original ficou preservada. Além disto, e principalmente, o tradutor respeitou a integridade do livro, que deve ser considerado sagrado, e não acrescentou nem sua opinião pessoal, nem notas de rodapé que não estavam no original.

O livro é dividido em duas grandes partes. A primeira é totalmente teórica e aborda as questões históricas como o céu, inferno, os anjos e demônios, intervenção dos demônios nas manifestações modernas, as penas futuras e a proibição de evocar os mortos, Aqui a leitura é bem truncada e é necessário ir aos poucos para melhor entendimento.

Já a segunda é mais prática e são os exemplos. Fala da passagem e durante muito tempo Kardec fez um apanhado de comunicações e colocou no livro. Essas manifestações foram divididas em espíritos felizes, ou seja, aqueles que desencarnam, aceitaram e logo depois já estavam dando suas visões das suas novas vidas. Espíritos numa condição mediana, que são aqueles que não fizeram bem nem mal na Terra e não entenderam bem o ocorrido inicialmente. Depois vem os Espíritos Sofredores, que continuam sofrendo após o desencarne. Muitos nem sabem o que está acontecendo. Após vem a categoria dos Suicidas e o quanto continuam sofrendo, principalmente aqueles que tiraram a vida achando que iriam ter “sossego”. Criminosos Arrependidos são os espíritos que fizeram algum mal e se arrependeram das suas atitudes. Os Espíritos Endurecidos são os descrentes e que continuam com a mesma personalidade pós morto e não evoluem. E por fim, a categoria das Expiações Terrestres são daqueles que vieram a Terra cegos, surdos, mendigos ou com algum problema físico e mental. Nessa parte tem a comunicação de uma criança chamada Charles. O mesmo estava vivo, porém, vegetava na Terra.

Essa parte é totalmente envolvente, é bastante fluída e reflexiva. Impossível não se envolver com as histórias. Por mim, moraria nessa segunda fase de tão maravilhosa que é. Inclusive, durante as manifestações, Kardec recebe muitos conselhos, principalmente por causa da sua saúde que já estava ficando bastante debilitada.

Fiz minha primeira leitura dessa obra em 2015 e não entendi nada. Em 2018, li corrido uma vez e depois comecei a estudá-lo no grupo de estudos onde frequento. A primeira parte se fez luz pra mim e garrei amor nas histórias. Agora lendo corrido pela 3ª vez e foi bem mais tranquilo.

Ou seja: Se você pegou para ler essa lindeza e ficou boiando, se jogue novamente um pouco depois ou faça um grupo de estudos entre amigos. Ele será bem mais fácil de ser compreendido.

Onde Achar:

Loja Virtual da IDE Editora

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉