27/02/2020

Sepé, o Guerreiro da Paz – Maria Elisabeth Barbieri

Por Juliana Morgensten de Souza

Sepé, o Guerreiro da Paz / Maria Elisabeth Barbieri / Pelo Espírito Oscar Phitan / 184 Páginas / Editora Francisco Spinelli / ☆☆☆☆☆

Skoob

Ooiieee!

E daí eu reli Sepé, uma obra escrita por Maria Elisabeth Barbieri em parceria com o espírito Oscar Pithan e conta a história de uma figura lendária do Rio Grande do Sul chamada Sepé Tiaraju. Ele foi um chefe indígena e liderou uma rebelião contra o tratado de Madri. Com certeza você já ouviu falar na região das Missões do RS. Pois então! Ele tem total relação com esse lugar.

Antes do começo da leitura, é bom dar uma pesquisada sobre quem era esse indivíduo porque a probabilidade de ficar sem entender alguma coisa durante a narrativa é grande.

Mais bora conferir todos os detalhes na resenha.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Um novo livro sobre Sepé Tiaraju. Um novo olhar sobre essa figura lendária da história do Rio Grande do Sul e, particularmente, da região missioneira. Que “novo olhar” seria esse? Haveria espaço para uma visão ampliadora espiritualista – mais objetivamente espírita – desse baluarte de nosso Panteão de Heróis? Nesta obra que os leitores têm em mãos, a mediunidade cristã espírita incursiona, mais uma vez, no campo da História desvelando ângulos novos, tanto sobre os fatos quanto o entendimento do que representa a vida antes do nascimento durante a permanência no corpo físico e após o retorno à vida verdadeira (espiritual). Espiritismo, História, Guerra, Vida após a morte, Gaúcho.

O livro inicia explicando quem era Sepé, os motivos do livro, uma entrevista com Telz Cardoso Farias sobre o protagonista e as reflexões sobre Sepé e o Movimento Espírita. Além de ser comprovado através de palestrantes espíritas como Raul Teixeira e Divaldo Pereira Franco a sua presença no aeroporto dando segurança aos mesmos.

A partir então, a obra é dividida em duas grandes partes: A primeira conta a vida de Sepé Tiaraju ainda encarnado, suas posições e visões em meio a guerra e como lidar com uma energia pesada sendo bastante espiritual. Aqui existe uma mescla entre os fatos, as batalhas, as pessoas que conviviam com o protagonista e a Espiritualidade e também mediunidade.

A segunda parte é Sepé já desencarnado e as explicações espirituais sobre o mesmo. Aqui ficamos sabendo a sua natureza espiritual e o árduo trabalho do mesmo no Hospital Espírita de Porto Alegre sempre auxiliando. Também são relatados mensagens mediúnicas realizadas no grupo, onde depois os fatos foram comprovados.

Um fato interessante é que Sepé, por humildade e para não “apavorar” digamos assim, apresenta-se inicialmente como Alexandre e só depois revelou-se quem era de fato.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é fluída. E lembrando: Dê uma pesquisada antes para saber os fatos sobre Sepé Tiaraju.

Uma ponto a ser destacado é a diagramação lindíssima. Totalmente diferentona e simples ao mesmo tempo. Fergs arrasou.

Dessa vez eu aproveitei bem mais a leitura da obra, principalmente por estar um pouquinho mais madura espiritualmente falando. Pude absorver bem mais as ideias e situações descritas pela Beth e Oscar. E é sempre bom conhecer uma figura pública e lendária com tamanha Espiritualidade e mediunidade como foi o caso de Sepé Tiaraju.

Onde Achar:

Disponível somente em formato físico:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉