18/04/2020

Hidratando a Alma: Filme O Poço – Galder Gaztelu-Urrutia

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooieeee!

Bora hidratar a alma nesse sabadão com filme espiritualista? Boooraaaa! A indicação de hoje é O Poço, lançado em 2020, com direção de Galder Gaztelu-Urrutia e está no catálogo da Netflix.

Um aviso antes de tudo: O filme é muito pesado e não é para todo mundo. Obrigada. De nada. 🙂

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

SINOPSE:

Exibido pela Netflix, O Poço conta a história de um lugar misterioso, uma prisão indescritível, um buraco profundo. Dois reclusos que vivem em cada nível. Um número desconhecido de níveis. Uma plataforma descendente contendo comida para todos eles. Uma luta desumana pela sobrevivência, mas também uma oportunidade de solidariedade.

Bom! A obra passa-se em um poço que na realidade é uma grande prisão horizontal e em cada andar vivem sempre duas pessoas. De uma hora para outra, eles mudam de posição. Alguns sobem, outros descem. Tem os que evoluem e aqueles que desaparecem do nada. E assim os “moradores” do local passam os dias.

Para se alimentarem, uma plataforma passa, todos os dias, pelo buraco e eles são obrigados a comerem as sobras. Existe um tempo limite e ninguém pode ficar com nenhum resquício de comida para si nem para o seu colega de confinamento, digamos assim.

Além disso, o filme também aborda o instinto de sobrevivência do ser humano ao mesmo tempo o quanto a solidariedade e olhar a dor do outro são importantes naquele local.

Como disse anteriormente, o filme é pesado assim como as questões apresentadas.

Na minha visão, a obra é toda uma metáfora. O poço é a nossa vida. Alguns dias estamos no piso 200 e está um caos, em outros estamos no 5 achando já evoluídos o suficiente para não mais precisar reencarnar. E assim vamos.

Assim como lá dentro, aqui fora os nossos desafios, na sua grande maioria, são com outros seres humanos. Totalmente diferentes de nós, precisamos saber lidar e conter os nossos instintos e agressividades muitas das vezes.

Ou seja: É uma grande reforma íntima o tempo inteiro e, com certeza, você irá se identificar com algum personagem, pois eles somos nós hoje, ontem ou amanhã.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉