22/09/2020

A Tragédia de Santa Maria – Yvonne do Amaral Pereira

Por Juliana Morgensten de Souza

A Tragédia de Santa Maria / Yvonne do Amaral Pereira / Pelo Espírito Bezerra de Menezes / 266 Páginas / Editora Feb / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooieeee!!!

E daí eu li A Tragédia de Santa Maria, escrito por Yvonne do Amaral Pereira em parceria com o espírito Bezerra de Menezes. E não! Não tem nada a ver com o acontecimento na Boate Kiss.

Partiu conferir todos os detalhes na resenha.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Com uma mensagem de iluminação, rica dos conceitos de moral cristã, sobretudo para o coração dos jovens, A tragédia de Santa Maria aborda a história de duas encarnações sucessivas de um mesmo grupo, evidenciando os equívocos causadores das tragédias, do crime e da dor. As doces palavras do Espírito Bezerra de Menezes, transcritas pela médium Yvonne A. Pereira, compõem uma narrativa repleta de lições valiosas para uma juventude cheia de oportunidades e sedenta de bons exemplos, luz e justiça.

A obra é um romance histórico, é dividida em 4 partes e conta as vidas sucessivas de um mesmo grupo, sendo um dos personagens sobrinha de Bezerra.

O livro intercala as histórias das pessoas com as opiniões do amigo espiritual, onde ele vai comentando o seu parecer e onde conheceu os personagens.

A primeira parte se passa em 1951 e tem Pamela como protagonista. A menina é orfã, pobre, sempre passando necessidades e é adepta da Doutrina Espírita. Bezerra conta que já conhecia o seu pai e também ela com outra roupagem encarnatória.

Mesmo passando por necessidades, Pamela tem consciência que aos 25 anos contará com a herança deixada para ela pelo seu tio-bisavô Antônio José de Maria e Sequeira de Barbedo, além da Fazenda Santa Maria.

Já Pamela, dando progresso aos seus trabalhos no Centro Espírita como voluntária e médium, conhece Max e é mostrado ao leitor o desenrolar dos acontecimentos entre os dois.

A segunda parte é contada a história de Esmeralda de Barbedo e se passa em 1863. Ficamos sabendo das suas questões através de Pamela, que desprendida do corpo durante o sono, começa a conhecer os relatos acontecidos na Fazenda Santa Maria. Aqui tem discorre as histórias é o próprio Antônio Barbedo, que também conta os relatos acontecidos com ele mesmo, principalmente quando conheceu sua esposa Maria Susana e seu início na medicina.

Já a terceira e quarta partes se passam na época da escravidão e são o desenrolar com os principais personagens junto com outros indivíduos que vão surgindo na história como o amor de Esmeralda chamado Bentinho, Severina Soares que se deixou levar pelos espíritos dos escravos falecidos na fazenda, a rebelde Ana Maria e a família Souza Gonçalves.

O livro também fala sobre maldade, interesses, a importância dos conhecimentos doutrinários, a cumplicidade de um casal espírita, como um único lugar afeta a vida de várias pessoas e como a fazenda foi se modificando ao longo dos anos.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é fluída, com alguns momentos truncados. A parceria Yvonne com Bezerra neste romance ficou incrível. Para quem gosta de um bom romance histórico espírita é uma ótima pedida.

Onde Achar:

Disponível em formato físico e e-book:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂