29/11/2020

Hidratando a Alma: Palestra “O Espiritismo Pelo Mundo” – Evelyn Freire

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooieeee!!!

Partiu hidratar a alma nesse domingão com a covidlestra da Evelyn Freire de Carvalho do Conhecendo o Espiritismo. A live ocorreu no dia 20 de Outubro de 2020 e teve como assunto O Espiritismo no Mundo.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

Ela inicia falando sobre as palavras de Jesus não terem uma religião específica porque Ele abordava o amor. Depois começa a discorrer sobre a divulgação da Doutrina Espírita no mundo iniciando por Allan Kardec.

Lembra que o mesmo viajava pelo mundo, não se limitando somente a França, do lançamento da Revista Espírita além das obras da codificação, do seu imenso trabalho intelectual a favor da Doutrina Espírita e do limite de viagens que ele fazia para não prejudicar o andamento dos livros espíritas.

Também comenta a importância da cidade de Lyon para o Espiritismo, onde Kardec disse ser a cidade do coração da Doutrina, sendo Paris a cabeça. Aborda a importância de alinhar o conhecimento com o coração e o quanto o codificador gostava de comentar sobre a caridade.

Evelyn relembra que anos depois, Kardec voltou novamente a Lyon para conhecer um Centro Espírita e, assim surgiu, as reuniões de dirigentes espíritas e as palestras. Fala que antigamente o chamado para a divulgação do Evangelho era diferente, porém, atualmente Jesus continua com o chamado tanto para a divulgação quanto para a vivência.

Depois continua discorrendo sobre as viagens de Allan Kardec para divulgação da Doutrina e também do apontamento do mesmo para a diminuição dos médiuns de efeitos físicos e o aumentos dos médiuns de efeitos inteligentes.

Comenta as etapas da Doutrina Espírita quanto para o mundo quanto para o indivíduo, a responsabilidade dos espíritas de vivenciar o conhecimento adquirido na prática e a importância do exemplo e caridade.

Fala sobre o aumento de espíritas e o quanto muitos jovens se identificam com o Espiritismo por causa da sua elevação e sensibilidade moral devido a evolução do espírito. Também aborda que para estar na Doutrina é importante a preparação e a bagagem espiritual.

Diz sobre Cuba ser o segundo país com mais Centros Espíritas regulamentados, perdendo somente pra o Brasil e depois aborda o Conselho Espírita Internacional que tem como objetivo organizar e reunir as associações espíritas a nível mundial.

Relembra que a divulgação do Espiritismo acontece em todos os lugares, das associações espíritas de várias profissões como a medicina, psicologia e dos artistas, do modo de viver do espírita independente da sua profissão, da quantidade de obras como novelas, séries e filmes que abordam os preceitos espíritas, a programa ininterrupta da TV CEI e o trabalho espetacular do Fraternidade Sem Fronteiras. Por fim, traz a reflexão do papel de cada um na divulgação da Doutrina Espírita e do Evangelho.

Sinceramente eu não conhecia a Evelyn como palestrante e adorei. Conseguiu transmitir os mesmos aprendizados, sabedoria e leveza dos vídeos “normais” e da sua escrita em textos. Incrível!

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉