23/12/2020

A Fascinante Construção do Eu – Augusto Cury

Por Juliana Morgensten de Souza

A Fascinante Construção do Eu / Augusto Cury / 192 Páginas / Editora Academia / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooieeeeee!!!

E aos 45 minutos do segundo tempo, enfim, temos um livro do Augusto Cury por aqui. Aeeeeee!! Para iniciar li novamente a obra A Fascinante Construção do Eu, que é um livro totalmente independente.

Bora conferir todos os detalhes na resenha.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Vivendo em uma sociedade ansiosa e estressante, estamos sempre preocupados com nossos compromissos, em resolver milhões de problemas, em ser cada vez melhores nos nossos empregos. Tal rotina acaba nos forçando a deixar de lado o nosso próprio Eu, uma falta de atenção terrível cujos únicos prejudicados somos nós mesmos. Augusto Cury, a partir de sua teoria da Inteligência Multifocal e de conceitos que aos poucos vem desenvolvendo em suas obras, instiga o leitor a um autoconhecimento essencial para o desenvolvimento de uma mente saudável. Apresenta os mistérios da memória, por que guardamos os momentos de tristeza, onde estão armazenadas as sensações de felicidade e como fazemos para preparar o Eu como gerente psíquico.

A obra possui 10 capítulos, vários subtítulos dentro deles e aborda bastante as questões do Eu no cotidiano e na vida do ser humano.

O primeiro capítulo é sobre o Eu ficar assombrado com a mente humana e fala sobre inteligência emocional e a educação e seus mecanismos. Já o segundo capítulo comenta sobre as técnicas inadequadas do Eu como gerente psíquico e aborda todas as problemáticas da mente como tentar interromper a construção de pensamentos e tentar desviar o pensamento ou se distrair.

Já o terceiro capítulo é sobre a definição do Eu e suas funções vitais, seguido pelos paradoxos de um eu imaturo, a memória genética, central e periférica e seus três tipos de memória, mecanismos de interação, a carga genética e o feto, a educação se iniciar no útero, o comportamento dos bebês, as classes de raciocínio, as gritantes diferenças entre o raciocínio unifocal e multifocal, o raciocínio abstrato e as três técnicas pedagógicas para expandir o raciocínio multifocal, indutivo e abstrato.

A partir do sexto capítulo é tratado sobre os tipos de pensamentos e suas formas, sobre as escolas viciaram o eu na construção dos pensamentos, como se formam os pensamentos conscientes, a natureza virtual dos pensamentos e da consciência, as causas da socialização, os quatro tipos de solidão experimentados pelos indivíduos, a eterna procura do eu, a autoconsciência, o gatilho da memória, o eu nutrir-se de janelas fechadas, o pânico e eu doente, a adaptabilidade e a flexibilidade, o eu construtor e reconstrutor e a dor psíquica como maior escola.

Em todos os momentos, o autor vai fazendo paralelos com situações conhecidas a luz da psicologia e da espiritualidade. Durante a narrativa, você fica muito expert em MUC (memória de uso contínuo) e ME (memória existencial ou periférica), pois as mesmas são citadas ao longo de todo o livro.

O texto é de fácil entendimento e flui melhor para quem é conhecer da área. Eu, totalmente leiga nos assuntos psicológicos, fiquei um pouco perdida, mas foi de boa e consegui ler tranquilamente. Além disso, é uma obra bem reflexiva.

Onde Achar:

Disponível em formato físico e e-book:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉