25/03/2021

O Legado de Allan Kardec – Simoni Privato Goidanich

Por Juliana Morgensten de Souza

O Legado de Allan Kardec / Simoni Privato Goidanich / 375 Páginas / Editora USE / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooieeeee!!!!

E daí resolvi pegar para ler o livro O Legado de Allan Kardec da autora Simoni Privato Goidanich.

Partiu conferir todos os detalhes na resenha abaixo.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Este livro é uma investigação histórica e doutrinária do movimento espírita na França, entre os anos 1867 e 1887. Trata da questão da adulteração da obra La genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme (A gênese, os milagres e as predições segundo o espiritismo), de Allan Kardec, de outros fatos muito graves no movimento espírita da época, bem como do exemplo de espíritas pioneiros que perseveraram fiéis ao legado de Allan Kardec. Os acontecimentos narrados fundamentam-se em provas fidedignas que a autora obteve pessoalmente nos Arquivos Nacionais da França e na Biblioteca Nacional da França, em Paris, bem como na Confederación Espiritista Argentina e na Asociación Espiritista Constancia, ambas de Buenos Aires. Este livro pretende contribuir para que se corrija o erro histórico que tem levado tantas gerações, desde o século XIX, a lerem e a difundirem em vários países – como se fosse o definitivo – o conteúdo adulterado de La genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme. Além disso, por meio do estudo da história de alguns dos espíritas da época, procura oferecer lições que possam servir para o progresso espiritual de cada um de nós. Portanto, mais que um estudo do passado, este livro constitui um convite para a reflexão e a ação quanto à responsabilidade que temos perante o legado de Allan Kardec.

A obra conta sobre a movimentação espírita ainda quando o codificador estava vivo e depois do seu desencarne também. E sim! É um irmão gêmeo do livro Ponto Final: O Reencontro do Espiritismo com Allan Kardec do autor Wilson Garcia (Post aqui), porém, menos instigante e “fofoqueiro”, digamos assim. 😛 Apesar disso, um complementa o outro em muitos aspectos.

Por aqui, a autora traz narrativas a partir das cartas escritas por Allan Kardec e por outras personalidades espíritas.

O Legado de Allan Kardec possui duas grandes partes, sendo que a primeira parte sobre dez anos depois do surgimento de O Livro dos Espíritos, as relações de Allan Kardec com Léon Denis e Gabriel Delanne, o livro A Gênese e suas quatro publicações antes do desencarne do codificador, planos para a organização do movimento espírita e o falecimento de Kardec.

Já a segunda parte vem falando sobre o pós e todos os acontecimentos sucedidos depois da partida de Allan Kardec como a sucessão e a questão do nome civil do codificador, o surgimento da Sociedade Anônima, o terrível ano, o surgimento da quinta edição de A Gênese, o processo dos espíritas, a exploração para ganhar mais dinheiro, conferências espíritas, a fidelidade de Léon Denis, desvios doutrinários e o domínio roustainguista, o desencarne de Amelie Boudet, em defesa do legado de Kardec, o bom combate, uma infâmia, caridade e verdade, previsões e revelações, a vitória da verdade e o legado do codificador espírita.

Por fim, tem um apêndice com um resumo das comunicações mediúnicas do doutor Demeure publicadas por Kardec e no começo possui os créditos, inicias, o prefácio em português, as verdades da história e a introdução.

Depois de ler dois livros bem parecidos e quase na sequência fiquei com muita vontade de ler A Gênese no original e no francês raiz mesmo. Chocada existir um bafafá em torno desse livro e nem sabia. 😛 Além disso, também preciso conhecer Roustaing e sua obra polêmica Os Quatro Evangelhos.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é fluída, sendo bastante cortada pelas imagens as cartas e as explicações da mesma.

Para quem também ficou curiosx, eu recomendo ler O Legado de Allan Kardec e depois partir para o Ponto Final (Post aqui). Programa de fofoca vespertino perde pra tanto bafafá.

Onde Achar:

Disponível em formato físico e e-book:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉