20/06/2021

Hidratando a Alma: Palestra “Missão dos Espíritas” – Denise Lino

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooiiieeee!!!

Domingou com a palestra espírita que hoje é com Denise Lino e o assunto “Missão dos Espíritas”, O evento aconteceu no dia 16 de Abril de 2019 na Sociedade Espírita Joanna de Ângelis em Campina Grande – PB.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

A palestrante começa falando da importância do mês de abril tanto para os espíritas por causa do aniversário da obra básica O Livro dos Espírita quanto para aquela Instituição em si.

Depois diz sobre a base da palestra que é o item Missão dos Espíritas, onde o mesmo está disponível no capítulo 20 chamado Os Trabalhadores da Última Hora no livro O Evangelho Segundo O Espiritismo e também, naquela época, do lançamento nacional do filme sobre a vida de Allan Kardec e a sua importância para a Doutrina Espírita.

Comenta sobre duas histórias que acompanham a existência do codificador espírita, sendo a primeira são as correspondências intensas nos primeiros anos da divulgação do Espiritismo após o surgimento de O Livro dos Espíritos em 1857 e em especial de um casal preocupado com as suas preces e a segunda é do tipografo que deixou de cometer suicídio após conhecer o primeiro livro da codificação espírita.

Denise fala da maneira de como cada um se identifica como espírita, principalmente nos pequenos fatos do cotidiano como uma simples prece e que a maior demanda de Kardec naquela época, era auxiliar na reformulação dos preceitos dos primeiros espíritas.

Cita uma crônica de Humberto de Campos a respeito da divulgação do O Livro dos Espíritos e o quão provável o mesmo teve acesso a publicação no mundo espiritual. Depois começa a discorrer sobre a Missão dos Espíritas comentado pelo espírito Erasto e a importância do item para os duas atuais, a vida dos espírita em si e as suas vinculações com a Doutrina e as Casas Espíritas.

Relembra sobre os dois principais papéis do Espírita na sociedade, sendo o primeiro a divulgação, onde Karde coloca 4 sugestões como ponto inicial para esse caminhar, sendo a importância de um órgão central para os espíritas se corresponderem tendo uma necessidade de integração, um lar para idosos, de colocar o Espiritismo nas redações dos jornais e o segundo é a importância de falar com clareza para todas as pessoas.

Denise também comenta sobre Chico Xavier e o quanto a sua vida ilibada foi fundamental para a psicografia dos mais de seus 500 livros e volta a discorrer sobre O Livro dos Espíritos e as explicações do espírito Erasto com o segundo ponto importante que é a vivência em si e como reconhecer os espíritas que estão em um bom caminho.

Cita as várias cartas de Yvonne do Amaral Pereira para Divaldo Pereira Franco, onde ela mesma fala sobre as diversas fases da sua vida, em especial das dificuldades de ter sido espírita e as provações passadas por ter sido suicida em outras existências. Após relembra Joanna de Ângelis e o texto Labor em Equipe, onde a mesma fez para aqueles espíritas que não possuem as mesmas condições de Yvonne Pereira e de não ser necessário fazer a reforma moral em uma única existência.

Por fim, continua citando Joanna com uma lista de 11 itens feitos por ela da missão dos espíritas, lembra a personagem do livro Tormentos da Obsessão que se descobre uma espírita de gabinete após o desencarne e a cartão aos cristão modernos também escrita pela mentora de Divaldo Franco com 15 recomendações para os cristãos dos tempos atuais.

Não conhecia a Denise e quanto leveza e aprendizado ao mesmo tempo. Além da praticidade e as várias dicas de livros. Muito boa! Gostei bastante.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉