29/06/2021

A Vida na Visão do Espiritismo – Alexandre Caldini Neto

Por Juliana Morgensten de Souza

A Vida na Visão do Espiritismo / Alexandre Caldini Neto / 256 Páginas / Editora Sextante / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooieeee!!!

E depois de A Morte na Visão do Espiritismo, resolvi me jogar no outro livro da série chamado A Vida na Visão do Espiritismo do autor Alexandre Caldini Neto.

Partiu conferir todos os detalhes na resenha abaixo.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Por que encarnamos? Quem é nossa família? Sofrer é bom para nossa evolução? Podemos interferir no destino de outra pessoa? Por que algumas pessoas são mais felizes que outras? À luz da filosofia espírita, Alexandre Caldini responde a essas e outras fascinantes questões, abordando temas como a razão de nossas dificuldades, a necessidade do perdão, o medo e a coragem, o amor e as paixões, a caridade, as diferenças entre as pessoas, o destino, o trabalho e a fé. Com base nas obras de Allan Kardec, o autor fala da vida antes da vida, ou seja, da preparação para uma nova encarnação, comenta o importante papel da família e esclarece conceitos fundamentais para o espiritismo, como o livre-arbítrio e a lei de ação e reação. Em linguagem simples e de fácil compreensão, Caldini nos leva a refletir sobre nossa conduta, nossos relacionamentos, nossos defeitos e nossas virtudes, inspirando-nos a investir no autoaperfeiçamento contínuo e a mudar determinadas atitudes para construir uma vida repleta de significado, realização e alegria.

Por aqui se tem 9 grandes partes com vários subcapítulos dentro, além dos créditos, apresentação, sobre o espiritismo, conclusão, agradecimentos e referências bibliográficas.

A parte um fala sobre a vida antes da vida, o seu começo, as reencarnações, o processo de retorno, provas e expiações, chegadas e partidas, o esquecimento de vidas passadas, gêmeos idênticos e espíritos diferentes, deficiências, entre outros.

Indo para a segunda parte é comentado sobre a vida em família e as questões da adoção, homem e mulher, família espiritual, homossexualidade e divórcio. De todos é o capítulo mais rápido e que possui menos assuntos a serem comentados e discorridos pelo autor. Já na terceira fase é o compreender como as leis morais, ação e reação, se sofrer é bom, espíritos obsessores, médiuns enganadores, evolução dos mundos e religião.

No quarto grande capítulo temos o errando e todas as sombras dos seres humanos como medo, maledicência, preguiça, hedonismo, excessos, arrogância, humilhação, a questão do carpe diem, temperamento forte, inveja, omissão, julgamentos e entre outros. Na quinta parte se comenta sobre o acertando, ou seja, o inverso dos itens anteriores. Por aqui se tem a fé, responsabilidade, disciplina, sinceridade, elogio, amar os inimigos, compreensão, desculpas, gentileza, altruísmo, simplicidade, felicidade, coerência e por aí vai.

Já na parte seis temo o pensar, falar e agir, onde é comentado sobre o poder da influência, personalidades, pensamentos, palavras e atos, a importância do pensar, silenciar a mente, autoengano, evolução humana, mudando o mundo interior, observar, raciocinar e aprender. Se encaminhando para o sétimo capítulo temos o cuidar-se que aborda a saúde do corpo, mental e espiritual, álcool, fumo e outras drogas, depressão, comer com moderação, os animais e a alimentação, sono e sonhos, beleza e organização,

As partes oitavo e nona, na minha opinião, são um complemento uma da outra, pois uma fala de perdoar e todas as questões desses tema tão importante e a pessoa querer estar no grupo do aceite ou azeite e a outra é elevar-se, onde Caldini fala sobre o bem e sua propagação, os atos que falam pela pessoa, preces, as diferenças de meditar e orar, ser alguém na vida, amor próprio, o caos e a paz e termina com 9 passos para o autoaperfeiçoamento.

Durante toda a narrativa, o autor vai discorrendo sobre aquele tópico tão humano a luz da Doutrina Espírita e dando pareces comuns ao leitor no cotidiano e na vida. Inclusive a cronologia do livro é muito interessante também porque vai em uma crescente, assim como acontece quando decidimos nos reformar intimamente, moralmente e em outros campos. Você começa o livro incomodado com os assuntos tão pesadas e termina levíssimo porque falar, pensar e sentir amor e paz é bom demais né?

A diagramação da obra tem um padrão: É o título do grande capítulo, um pequeno desenho e depois prossegue com a narrativa em tópicos.

O texto em si é de fácil entendimento e a fluidez da leitura depende da sua intenção com a obra. Existem muitas partes reflexivas para todos, até porque é impossível, no plano terreno, alguém estar evoluído em todos os aspectos.

Além disso, para quem está chegando agora na Doutrina Espírita é um ótimo livro inicial para se ambientar e conhecer todos os cômodos, digamos assim.

Onde Achar:

Disponível em formato físico e digital:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉