14/12/2021

Pensamento e Vida – Francisco Cândido Xavier

Por Juliana Morgensten de Souza

Pensamento e Vida / Francisco Cândido Xavier / Pelo Espírito Emmanuel / 130 Páginas / Editora FEB / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooiiieee!!!

Estava com vontade de ler Chico Xavier e peguei para ler Pensamento e Vida. O livro é em parceria com o mentor e amigo espiritual Emmanuel e foi lançado pela Editora Feb.

Partiu conferir todos os detalhes na resenha abaixo.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Qual é a força do pensamento? O autor espiritual, Emmanuel, esclarece sobre como os pensamentos agem poderosamente modelando a vida: “Somos hoje herdeiros positivos dos reflexos de nossas experiências de ontem, com recursos para alterarlhes a direção à verdadeira felicidade”. Emmanuel expõe com simplicidade, por meio de ideias claras e inteligentes e comparações baseadas no dia a dia, os efeitos que o pensamento gera na intimidade de cada um e no mundo onde vive. Explica, ainda, a ligação das emoções e pensamentos, evidenciando que o ser humano tem a capacidade de gerenciálos em benefício do progresso.

Ao todo, a obra possui 30 capítulos, além da explicação inicial feita por Emmanuel dos motivos da existência de Pensamento e Vida.

Inicia abordando sobre o Espelho da Vida e depois passa para a Vontade, Cooperação, Instrução, Educação, Fé, Trabalho, Associação, Sugestão, Entendimento, Berço, Família, Filhos, Corpo, Saúde, Vocação, Profissão, Sociedade, Prosperidade, Hábito, Dever, Culpa, Auxílio, Humildade, Tolerância, Oração, Obsessão, Enfermidade, Morte e Amor.

Pelos títulos colocados acima, é possível observar que a dupla vai caminhando por assuntos gerais e comuns a todos, questões pessoais e familiares como profissão, corpo, família e filhos e chega até as espirituais e de fé no geral como oração, obsessão e morte.

Ao longo de toda a narrativa, é abordado o tema escolhido de forma ampla e também à luz da Doutrina Espírita com a sabedoria impar tanto de Emmanuel quanto de Chico.

A diagramação é padrão. Ou seja: Tem o número do capítulo, o assunto e depois o discorrer da questão. Um exemplo: Capítulo 28. Enfermidade. E passa a se falar em todos os pormenores de enfermidades tanto as físicas quanto as espirituais.

Os textos são fáceis de serem compreendidos por todos e variam entre curtos e longos. A leitura em si é densa porque são necessários momentos de pausas para reflexões porque, ao menos, um assunto, dá match com alguma questão pessoal do leitor.

Pensamento e Vida é uma ótima obra inicial para quem deseja começar uma reforma íntima mais profunda, obra complementar de algum estudo, intermediário de leitura ou apenas para quem deseja ler Chico Xavier e simples assim.

E apenas um trechinho de um dos vários momentos que me deixaram pensativa: “… A seiva que nutre a rosa é a mesma que alimenta o espinho dilacerante. Na árvore em que se aninha o pássaro indefeso, pode acolher-se a serpente com as suas armas de morte. No espaço de uma penitenciária, respira, com a mesma segurança, o criminoso que lhe padece as grades de sofrimento e o correto administrador que lhe garante a ordem”. Chico e Emmanuel sempre muito maravilhosos e atuais sim ou com certeza absoluta? Incríveis.

Onde Achar:

Disponível em formato físico e digital:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂