11/01/2022

Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim – Valter Turini

Por Juliana Morgensten de Souza

Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim / Valter Turini / Pelo Espírito Monsenhor Eusébio Sinira / 280 Páginas / Editora O Clarim / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooiiieee!!!

Daí estava dando uma volta no Kindle Unlimited e resolvi pegar para ler Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim… do autor Valter Turini em parceria com o espírito Pelo Espírito Monsenhor Eusébio Sinira e lançado pela Editora O Clarim.

Partiu conferir todos os detalhes na resenha abaixo.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

A história se passa na França do Século XIX e o enredo aborda ainda aspectos do trabalho de Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo, mais a fundação da Sociedade Espírita de Paris, além de atraente enredo a envolver intrigantes casos de obsessões. Fato marcante nesta obra é o despertar de François-Armand na espiritualidade, recordando cenas vivenciadas em outras encarnações e seu reencontro com Sylvie, numa demonstração clara de que os verdadeiros laços que unem as criaturas são os espirituais.

O mesmo é um romance antigo, se passa na França e tem alguns personagens principais: O tenente Wilfred Berg, sua amada Céleste-Marie, o soldado Lulu e também François-Armand e Sylvie.

Inicialmente, tudo se encontra bem na localidade, onde os mesmos viviam as voltas de lutas de território, treinamentos, encontros amorosos e todas as suas questões e consequências, principalmente entre Berg e Céleste e François e Sylvie.

Tudo estava indo bem na sociedade pariense, até os comentários sobre as tais mesas girantes fazerem parte dos assuntos dos indivíduos e, assim, se misturando com as fofocas dos bailes e afins. E a partir de então, o leitor passa a acompanhar os primeiros passos da descoberta da mediunidade, inicialmente junto com Céleste-Marie.

Com isso, as questões da sociedade, particulares dos envolvidos e o início da Espiritualidade vão se misturando ao longo da narrativa. Alguns fatos trágicos, porém, importantes depois acontecem como o desencarne de Sylvie.

Após, o livro mostra o avanço do Espiritismo tanto na cidade quanto nos estudos. Se antes Se Não Te Amasse Tanto Assim comentava mais sobre os temas da sociedade, lutas e questões amorosas, passa a discorrer sobre as reuniões mediúnicas e suas comunicações. E isso muito se deve a François-Armand que vai em busca de algum consolo para a perda da sua amada.

Ao mesmo tempo, temos um Allan Kardec convivendo com os demais e ministrando com muita sabedoria as reuniões mediúnicas. Se não tivesse nome, poderia dizer que era Chico Xavier desempenhando o mesmo papel.

O livro também comenta sobre o surgimento da Sociedade Pariense de Estudos Espíritas e coloca algumas comunicações importantes para o leitor observar. Além disso, é possível continuar acompanhando os personagens ainda encarnados e suas vidas modificadas por causa do surgimento do Espiritismo e da espiritualidade como um todo.

O texto é de fácil entendimento e a leitura começa truncada, depois flui e se torna envolvente de não querer parar de ler. E foi de uma grande surpresa ler um romance neste estilo. Espera uma história de um casal que se forma, separa-se e só vai se encontrar no mundo espiritual e me deparo com o surgimento, inloco e na prática, do Espiritismo tendo um fundo romântico de certa forma. Maravilhoso!

Onde Achar:

Disponível em formato físico:

E digital:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂