25/01/2022

Revista Espírita 1859 – Allan Kardec

Por Juliana Morgensten de Souza

Revista Espírita 1859 / Allan Kardec / 513 Páginas / Editora Feb / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooiiieee!!!

E daí peguei para ler o segundo livro da série Revista Espírita e que foi lançada pela Editora Feb. Desta vez, é um compilado do jornal de estudos psicológicos de 1859 feito por Allan Kardec.

Partiu conferir todos os detalhes na resenha abaixo.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Periódico mensal, a Revista Espírita: Jornal de Estudos Psicológicos circulou pela primeira vez em Paris no dia 1º de janeiro de 1858 e foi publicada sob a responsabilidade direta de Allan Kardec até a sua desencarnação em 31 de março de 1869.Kardec transformou-a numa espécie de tribuna livre, na qual sondava a reação dos homens e a impressão dos Espíritos acerca de determinados assuntos, ainda hipotéticos ou mal compreendidos, enquanto lhes aguardava a confirmação, utilizando o critério da concordância e da universalidade do ensino dos Espíritos. Inúmeros capítulos dos livros básicos da Codificação, na íntegra ou com pequenas modificações, vieram à luz por meio da Revista Espírita.

Ao todo, são 12 grandes capítulos e, nesta edição, os estudos ficam mais em torno dos variados tipos de mediunidade, as vidas em outros mundos e a continuação das comunicações com os espíritos que foram importantíssimas para o contínuo entendimento da Doutrina Espírita e também da mediunidade e reencarnação.

Sendo assim, o primeiro capítulo fala sobre os médiuns videntes, conversas familiares de além túmulo, os anjos da guarda e aforismos espíritas. Indo para Fevereiro, temos os escolhos dos médiuns, os espíritos barulhentos, dissertação do além-túmulo, a infância e a correspondência.

Já em março, foi feito e divulgado um estudo mais aprofundado sobre os médiuns, os médiuns interesseiros, os fenômenos da transfiguração e um espírito travesso. Em abril, é comentado sobre o quadro da vida espírita, as fraudes espíritas, o problema moral, a indústria e os sonâmbulos. Indo para maio, aborda-se as cenas da vida privada espírita, música de além-túmulo, Mozart e Chopin, mundos intermediários ou transitórios, ligação do espírito e o corpo e o O Livro dos Espíritos entre os selvagens.

Em junho, Kardec publicou sobre a intervenção da ciência no Espiritismo, conversas familiares de além-túmulo, o espírito Alexandre de Humboldt e Goethe, a princesa de Rébinine e o major Georges Sydenham. Indo para julho, estava sendo finalizado uma parte do ano social e, sendo assim, é publicado sobre o discurso de encerramento, o boletim informativo da Sociedade Pariense de Estudos Espíritas e também notícias da guerra, comunicações de espíritos importantes e o que é o Espiritismo.

Já em agosto, é falado sobre o mobiliário do além-túmulo, pneumatografia ou escrita direta, um espírito serviçal, Voltaire e Frederico. O mês 09 comenta-se sobre o processo para afastar os espíritos maus, a morte de um espírita e a intimidade de uma família espírita.

Em outubro é abordado sobre os milagres, o magnetismo, os médiuns inertes e as mesas volentes, em novembro sobre os médiuns sem saber, a alma errante, o espírito e o jurado e as advertências de além-túmulo. Por fim, em Dezembro, Kardec discorre sobre os efeitos da prece, doutrina da reencarnação entre os hindus e comunicações espontâneas obtidas em outras Sociedades Espíritas.

Durante toda a narrativa, o autor vai misturando explicações sobre a Doutrina Espírita e mediunidade com a prática propriamente dita, ou seja, com comunicações de espíritos que comprovam os estudos realizados na época.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é densa e reflexiva em muitas partes. É impossível de ler rapidamente porque são 513 páginas de puro conhecimento e aprendizado. Resumindo: Tudo é importante, ainda mais que Kardec já se encontra mais familiarizado com os estudos em si e, por isso, a escrita e as explicações fluem melhores. Você termina já querendo se jogar no próximo livro.

Não é uma obra para todos. Quem está chegando agora e resolve pegar esse livro para ler vai sair correndo certamente. É uma ótima dica para estudos ou complementação de algum tema que esteja sendo debatido ou estudado.

Onde Achar:

Disponível em formato físico e digital:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂