06/02/2022

Hidratando a Alma: Palestra “Envelhecendo com Espiritualidade” – José Marconi Ribeiro

Por Juliana Morgensten de Souza

Ooooiiieee!!

Domingou com covidlestra espiritualista que hoje é com José Marconi Ribeiro e o assunto “Envelhecendo com Espiritualidade”. A live aconteceu no dia 25 de Junho de 2021 para o canal do Núcleo de Estudos em Saúde, Medicina e Espiritualidade da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

O palestrante começa falando sobre o envelhecimento ser um processo natural, inevitável, completo e extremamente variável e dá seu parecer pessoal do que tem vivido na sua clínica a medida dos seus pacientes e ele mesmo irem envelhecendo.

Depois lembra de não se ter mais anos de vida e sim ter mais vida aos anos que se tem e o que fazer com todo esse tempo. Comenta ter se interessado pelo tema e pelas questões espirituais em busca da verdade de si mesmo, de como existir no mundo e experimentar a vida enquanto vida. Cita sobre os amigos que se dedicam a trabalhar com regressões e outros interessados mais em estudar sobre a vida após a morte.

Discorre sobre os 4 caminhos que todo mundo faz enquanto encarnado: Um deles é o do monje, onde o mesmo fica recluso, estuda todas as escrituras de alguma tradição espiritual. O outro é o caminho do místico que recebe um chamado, se afasta, torna-se um ermitão e fica isolado. O terceiro caminho é o do fáquir, que abandona este mundo e torna-se imune a qualquer tipo de dor. O último caminho é estar no mundo sem ser do mundo, é onde ele se encontra neste momento e faz a pessoa analisar a vida de uma forma mais horizontal e puramente de sobrevivência.

Comenta sobre as questões sociais atuais, os planos de estéticas e éticas e conta uma história onde interliga as duas. Fala também sobre o estado religioso e a procura das pessoas pelas religiões mais diversas para se tornarem santas em um único dia, a importância da aceitação da ignorância e conta uma história sobre Buda.

José conta sobre a importância do autoconhecimento, o alcance a longevidade com uma boa cabeça e começa a passar slides abordando o assunto com algumas situações práticas e metafóricas como quanto custa viver até os 90/100 anos, os motivos das pessoas quererem viver tanto, a qualidade de vida e dá exemplos de alguns famosos e seus envelhecimentos. Cita as variadas formas de felicidade, a evolução física e emocional do ser humano, a importância de estudar mais sobre si mesmo, sobre o que fazer para adquirir mais qualidade de vida e as histórias de algumas localidades bastante espiritualizadas e com questões sociais saudáveis.

Por fim, fala do estudo feito que liga as emoções positivas com a longevidade, os complementos para a felicidade e o balanço afetivo e responde as perguntas tanto dos outros participantes quanto dos telespectadores.

Uma live bem interessante e que serve para, literalmente, todos. Faz o telespectador refletir bastante e, de certa forma, se encontrar em algum aspecto. Não conhecia o José e gostei bastante. Bem prático e gente como a gente.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂