Lições da Senzala – Maria Nazareth Dória
Lições da Senzala / Maria Nazareth Dória / Pelo Espírito Luis Fernando (Pai Miguel de Angola) / Lúmen Editorial / ☆☆☆☆☆
Ooooiiiiieeee!!!
E por intuição resolvi pegar para ler o romance espiritualista Lições da Senzala da autora Maria Nazareth Dória em parceria com o espírito Luis Fernando (Pai Miguel de Angola) e lançado pela Lúmen Editorial.
Partiu conferir todos os detalhes na resenha abaixo.
(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)
O espírito Luís Fernando nos conta uma passagem sua quando foi raptado de sua aldeia em Angola juntamente com seu pai. Seu destino seria uma terra distante chamada Brasil, local onde viveria como escravo e se chamaria Miguel, iniciando um aprendizado de dor e sofrimento que se transformaria em luz na espiritualidade superior.
O mesmo é uma obra considerada antiga e conta a história do próprio Luis Fernando em uma das suas encarnações e narrada por ele mesmo.
Com isso, o amigo espiritual começa contando sua vida, ainda na infância, em Angola. Com seus pais, irmãos e sua rotina normal na aldeia, inclusive com suas plantações e descobertas do dendê.
Depois de um tempo, ele e seu pai são capturados e colocados em um navio negreiro. E a partir de então, o leitor acompanha a saga da dupla e todos os fatos pesados existentes na época em um navio cheio de negros. Chegando ao Brasil, Luis Fernando e seu pai são separados e o rapaz vai para uma fazenda onde encontra três coisas: Sua nova realidade, seu novo nome chamado MIguel e vovô Joana que vira uma mãe e família para o menino.
Sendo assim, vamos vendo o passar dos dias de Miguel, seus senhores que, durante a narrativa, foram três. O primeiro tratava a todos muito bem e como gente, o segundo o fez virar o reprodutor da fazenda, ou seja, deveria engravidar todas as escravas que ainda eram virgens e tratava a todos muito mal e o terceiro também era gente boa e entendia toda a situação.
Além disso e de todo o seu trabalho escravo, Miguel também manuseava ervas e fazia remédios artesanais para auxiliar ao seu povo e a quem desejasse também. Por esse motivo, foi chamado para ajudar no parto da esposa de um dos seus senhores. A mesma estava grávida de gêmeos e não sabia, e achando que um deles tinha morrido, sumiu para senzala com o bebê. Contrariando a expectativa de Miguel, a neném sobreviveu, passou um tempo morando com os escravos e depois encaminhada para outra fazenda.
Com o passar dos anos, Miguel se tornou referência de escravo, ajudava e participava nas comunicações com os orixás e era sempre correto em todos os momentos. Só a questão da criança retirada dos pais e jogada no mundo, digamos assim, ainda o incomodava tremendamente. Mesmo Lucien tendo se tornado uma moça bem cuidada e quista na sociedade na época.
Depois de um tempo e alforriado, Miguel volta a Angola para encontrar os seus, se identificar e ver quem é afinal o Luis Fernando e não somente o escravo Miguel e também para encontrar Dalva, criar laços e ter filhos por amor e não mais somente por obrigação.
As partes espirituais ficam a cargo de Joana, que auxilia ao protagonista tanto ainda encarnada quanto desencarnada e aos orixás durante toda a narrativa.
O livro fala também sobre perdão, empatia, soberba, usar o poder em malefício de algo, as realidades dos escravos e depois do alforriados e a evolução moral e espiritual de Miguel e de Luis Fernando também.
O texto é de fácil entendimento e a leitura, apesar de densa em muitos momentos, é mega envolvente. Mal começou o ano e já é meu romance preferido do ano por tamanha sensibilidade, realidade e espiritualidade. Recomandadíssimo.
Onde Achar:
Disponível em formato físico e digital:
(Blog ganha comissão por venda)
Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br
Beijos! 😉