05/05/2022

Grilhões Partidos – Divaldo Pereira Franco

Por Juliana Morgensten de Souza

Grilhões Partidos / Divaldo Pereira Franco / Pelo Espírito Manoel Philomeno de Miranda / 287 Páginas / Editora Leal / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooiiieeee!!!

Daí, enfim, peguei para ler Grilhões Partidos do autor Divaldo Pereira Franco em parceria com o espírito Manoel Philomeno de Miranda e lançado pela Editora Leal.

Partiu conferir todos os detalhes no post abaixo.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Escreveu o Dr. Jorge Andréa, psiquiatra residente no Rio de Janeiro: Achamos o livro simplesmente notável. Em suas páginas iniciais . Prolusão . apresenta a temática obsessional logicamente precisa, traçando um perfil bem característico sobre a equipe das sessões de desobsessão, sobre os obsessores e os obsidiados. Percebe-se que o Autor ao trazer material específico para observações, não foge das configurações científicas atuais; realmente procura ampliar os conhecimentos. Com todos os conceitos científicos apresentados, o livro mostra, em caráter romanesco, uma história em que os diálogo, a exposição de ideias e a concatenação dos pensamentos são cuidadosos e bastante acertados, sendo, por isso, antes de mais nada, primoroso tema literário. Por tudo, consideramos a figura do médium Divaldo Pereira Franco, que mais uma vez traduziu de modo harmônico e ajustado ideias do Mundo Espiritual, que merecem acatamento pela seriedade e justeza de propósitos.

O mesmo é um livro de estudo sobre obsessão em formato de romance. Entenderam!? 😛

Ao todo possui 24 capítulos e tem Ester como protagonista. Grilhões Partidos inicia com explicações a cerca da obsessão, todas suas questões e consequências para depois ir para a história propriamente dita.

Sendo assim, o leitor passa a acompanhar a narrativa tendo Ester as voltas com sua festa de aniversário. A família Santamaria é muito conhecida na cidade, em especial seu pai e por isso o evento terá um número extenso de convidados.

No dia, tudo estava indo bem até a menina sofrer uma grave crise obsessiva no meio da festa, vindo a ser colocada em um manicômio e ficar isolada de tudo e de todos, muito em função da vergonha causada aos seus familiares.

A partir de então, os fatos vão acontecendo tanto no mundo físico quanto no espiritual. A enfermeira do local e espírita Rosângela cria uma enorme empatia com a jovem e, com seus conhecimentos, entende se tratar de uma grande obsessão e não problemas psicológicos. Com isso, a mesma inicia um elo com Ester e vai em busca de auxílio e entendimento com seus familiares. Tanto a mãe quanto o pai, totalmente descrentes de Deus e pré-conceituosos com a Doutrina, a expulsam de casa e ainda quase fazem a perder o emprego.

Com o passar dos dias e sempre convivendo em sociedade, o casal Santamaria se depara com outra família, onde o filho teve um problema parecido com o de Ester e vindo a ser muito ajudado no Espiritismo. Sendo assim, o casal Santamaria começa a abrir seus olhos espirituais e também a cuidar de Ester de outra forma, ou seja, com maior caridade e verdadeiro amor.

Ao longo da narrativa, é mostrado ao leitor os motivos da obsessão, muito em função de situações acontecidas em outras vidas, em especial na Segunda Guerra Mundial e as participações de cada um nessas questões. Com os pais tendo maior entendimento, Ester recebe alta e vai para casa, onde também começa a amadurecer em todos os aspectos.

Além da história da jovem protagonista, o livro vai discorrendo sobre outras histórias obsessivas paralelas, principalmente de outros moradores do manicômio. Tanto pelas visões físicas quanto espirituais e tanto nesta encarnação quanto os fatos passados. Tudo isso é plenamente discorrido pelo espírito amigo que a tudo acompanha.

As partes espirituais vão acontecendo ao longo de toda a caminhada e no plano terreno fica a cargo de Rosângela esse ponto de entendimento das questões da Doutrina Espírita.

Um outro ponto muito importante a ser comentado é a diagramação belíssima e com lindas mensagens entre os capítulos retirados das obras da Codificação Espírita.

O texto é de média entendimento e a leitura é densa e fluída ao mesmo tempo. É uma obra para quem já está inserido no Espiritismo e é uma ótima opção de livro de estudo sobre obsessão ou complemento de algum estudo sobre. Também é muito bom para quem gosta de entender as questões obsessivas na prática e no cotidiano. Além disso, a dupla Divaldo e Manoel é sempre show de bola né? Um aprendizado atrás do outro.

Onde Achar:

Disponível em formato físico e digital:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂