03/12/2022

Hidratando a Alma: Filme “A Casa dos Espíritos” – Billie August

Por Juliana Morgensten de Souza

Ooooiiiieeee!!!

E por indicação de um seguidor lá no Instagram (Muito obrigada!) resolvi assistir A Casa dos Espíritos, lançado em 1993, com direção de Bille August, baseado no livro de mesmo nome da autora Isabel Allende e está disponível no Youtube.

(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)

A narrativa se passa no Chile, possui a família Trueba como protagonistas e tudo começa quando Esteban se casa com a jovem Clara.

A partir de então, o casal vai se conhecendo e o filme como um todo vai misturando passado e presente. Em um momento você no fim e no outro já está no meio da história para compreender tudo que está se passando.

Além de tudo isso, tanto Clara quanto sua irmã Rosa possuem dons mediúnicos ostensivos e, naquela época, bem pouco compreendidos.

Sendo assim, a obra mistura questões sociais naquela época, inclusive osm golpes militares junto com as narrativas espirituais que vão acontecendo ao longo de todo o filme e se mesclando. Ou seja: Como uma médium era tratada e como a mesma lidava com a situação quando o Espiritismo ainda era bem pouco difundido na América Latina e a mediunidade como um todo ainda não tinha um estudo mais aprofundado.

O filme também aborda os pré-conceitos, vaidades, egos, o machismo, os relacionamentos interpessoais tanto amorosos quanto entre os indivíduos e como os médiuns eram tratados naquela época.

Na minha opinião, não precisava de 2 horas de filme, mas entendi todo o contexto e a necessidade de realmente mostrar o começo, meio e fim de todas as narrativas. Para quem busca uma obra reflexiva e de como a mediunidade era tratada antigamente é uma ótima opção.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂