01/06/2023

A Saga do Ciúme – Cristiane Lenzi Beira e Raul Teixeira

Por Juliana Morgensten de Souza

A Saga do Ciúmes / Cristiane Lenzi Beira e Raul Teixeira / 142 Páginas / Editora Fráter / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Ooooiiieeee!!

Por curiosidade resolvi pegar para ler o livro A Saga do Ciúme dos autores Raul Teixeira e Cristiane Lenzi Beira e lançado pela Editora Fráter.

Partiu conferir todos os detalhes no post abaixo.

(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)

RESUMO:

Quem já não foi visitado pelo ciúme, alguma vez na vida?! Até entre os animais parece haver algum tipo de instinto que provoca certas “reações ciumentas”. Mas, se de um lado, compreendemos que esse sentimento natural está enraizado, ainda, no ser humano, também precisamos admitir que é ele o responsável por inúmeras tragédias nas relações sociais. O ciúme desagrega nossas emoções equilibradas, modifica nossa forma de ver a situação, cegando-nos, inclusive, além de ser responsável por reações desproporcionais, quando não infelizes e imaturas. Voltar a atenção para o tema em questão, a fim de provocarmos uma autoavaliação a respeito do ciúme em nós, é atitude consciente, de quem deseja se poupar de conflitos e sofrimentos diversos.

O mesmo é uma obra de estudo sobre o tema, possui 4 grandes capítulos intercalando os autores, além de uma apresentação sobre o tema com o espírito Camilo, a própria Cristiane em dois momentos e Luiz Celso Nunes e depois, finalizando, com a bibliografia e o índice de assuntos e nomes.

Sendo assim, as 3 primeiras grandes partes são da autora Cristiane Lenzi Beira, onde a primeira parte comenta sobre individuar é preciso, depois vir o casal, características dos relacionamentos atuais, papéis que se misturam, casamento não é dominação, é parceria, relacionamentos e fugas psicológicas e cobranças geram mágoas. Já a segunda parte discorre sobre as mais variadas formas de ciúmes vinculadas a baixa autoestima, carência afeitva, heteronomia, egocentrismo, complexos, sentimento de posse e consciência de culpa. Indo para a terceira parte, continua-se abordando o ciúmes, só que pelo viés familiar, profissional, social, maledicência, desânimo, persona e preconceito.

Por fim e quarto capítulo é com o autor Raul Teixeira e é comentado sobre o ciúme, antídoto do ciúme: alta autoestima, o ciúme na mitologia grega e dois jogos do ciúme.

Durante toda a narrativa, os autores vão discorrendo sobre os temas tanto pelas questões do cotidiano quanto pelos olhos espirituais, principalmente embasados nas palavras do espírito Joanna de Ângelis. Além disso, também são colocados algumas explicações em formatos de tópicos para melhor compreensão do tema.

As partes que mais chamaram a minha atenção foram as características dos relacionamentos atuais, onde é abordado tanto a relação de duas vias quanto as superficiais vindas do materialismo, imediatismo e individualismo e também o capítulo do ciúmes e heteronomia, que é comentado sobre a maioria do indivíduos necessitar da presença de alguém para ser direcionado para algo ou algum lugar e todas as suas consequências. Inclusive, essa parte e a dos complexos são os mais vistos socialmente na minha opinião.

O texto é de fácil entendimento e a leitura depende da sua intenção com o livro. É uma ótima opção de obra base para algum estudo sobre o tema e também de complemento, de autoconhecimento ou para alguém que precise de maiores conhecimentos para convívios com pessoas com sérios problemas emocionais, incluindo o ciúmes excessivo e sem sentido.

O tema do livro como um todo foi uma ótima ideia e ainda é um tópico a ser desbravado porque, por inúmeros motivos da modernidade, esse tema em específico tem crescido cada dia mais. Com certeza, outras obras virão desmembrando outras tantas questões que virão.

Onde Achar:

Disponível somente em formato físico:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂