27/06/2023

Despertar da Mediunidade – Tânia Fernandes de Carvalho

Por Juliana Morgensten de Souza

Despertar da Mediunidade / Tânia Fernandes de Carvalho / 207 Páginas / Editora Petit / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Ooooieeee!!!

Resolvi pegar para ler Despertar da Mediunidade da autora Tânia Fernandes de Carvalho, lançado pela Editora Petit e está disponível na Amazon e também no Storytel. Inclusive, a mesma também fez a obra Deixe-Me Partir.

O mesmo é um livro de estudo, discorre sobre como lidar com os dons mediúnicos na infância e na juventude e a Tânia contou com a ajuda dos pais e profissionais para escrever Despertar da Mediunidade.

Dito isto! Partiu conferir todos os detalhes no post abaixo.

(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)

RESUMO:

Este livro, fruto de muitos anos de trabalho em que a autora reuniu inúmeras experiências, foi escrito para auxiliar pais ou responsáveis que tenham filhos com sensibilidade mediúnica. Trata-se de uma fonte segura de informações para orientar a mediunidade de crianças e jovens, com exemplos, inclusive, de como a mediunidade infantil se manifestou em figuras marcantes no meio espírita, como Chico Xavier. Repleto de dicas e também de conhecimentos que a autora coletou nos vários cursos que ministrou, é uma obra interessante e muito útil para sanar as dúvidas daqueles que têm perto de si pessoas para quem a mediunidade chegou cedo.

Ao todo, a obra possui 26 capítulos, mais a página de créditos, folha de rosto e sumário.

Sendo assim, inicia com as questões da mediunidade como um todo, ou seja, dando um abrir de portas sobre como a sociedade começou a entender dons mediúnicos, toda suas consequências e evoluções e também da mesma não ser um improviso.

Após comenta sobre quem são os nossos filhos, novos tempos e as novas gerações, crianças que se lembram das outras reencarnações, principalmente até os 7 anos, a criança médium e quando a mediunidade chega cedo.

Na sequência, vem o bloco da tarefa mediúnica e daí vale tanto para adultos quanto crianças e discorre sobre quando o médium deve iniciar sua tarefa, o melhor período para início da educação mediúnica, a mediunidade e a parábola dos talentos, os amigos imaginários, aos médiuns iniciantes e os grandes médiuns imcompreendidos na infância e juventude. Também é falado sobre perispírito nas manifestações mediúnicas, espíritos protetores e nem sempre a convivência com o sobrenatural ser tranquila.

A quarta fase relembra sobre os possíveis motivos da criança não estar dormindo bem, obsessões em crianças e jovens, o papel da família e da Casa Espírita nos casos de obsessão, medo dos espíritos e espíritos que se apresentam como crianças. Por fim, termina falando sobre mediunidade e hereditariedade, pineal, médiuns no mundo espiritual, mediunidade com Jesus e homenagem aos grandes médiuns.

Durante toda a narrativa, Tânia vai discorrendo sobre o tema à luz das questões do cotidiano, sociais e também da Espiritualidade embasada em referências bibliográficas, na própria vivência e nas histórias de pais e responsáveis pelas crianças com os dons mediúnicos já em aflorados na infância e juventude.

As partes que mais gostei foi o capítulo 9, onde é comentado sobre o melhor período para iniciar na edução mediúnica e relembra a importante diferenciação entre ter e praticar a mediunidade e o capítulo 16 de nem sempre a convivência com o sobrenatural ser tranquila. Por aqui também é comentado sobre o que os jovens estão assistindo e ouvindo de forma geral e que contribui para a obsessão e ativar a mediunidade igualmente.

Além disso, é abordado sobre não ocorrer devolução e o adulto ter que aprender a lidar com as consequências mediúnicas do ente querido e seus no mesmo período, os incríveis relatos, ao longo de todo o livro, de crianças que ainda permaneciam com resquícios de outras existências.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é densa e reflexiva ao mesmo tempo com pausas sendo necessárias para melhor entendimento, principalmente para quem está passando por algo semelhante na família ou de forma muito próxima. No início de cada capítulo, uma pequena frase explicativa de alguma obra espírita é colocada como abrir de portas para o tema ser discorrido logo depois.

A obra é uma ótima opção de estudo de uma forma geral, para quem gosta de estudar sobre as questões mediúnicas ou esteja passando pela situação ou complemento para algum estudo sobre mediunidade infantojuvenil.

Por fim, a grande pergunta: “Ju! Criança e adolescente pode ler a obra?” Sim, mas toda a narrativa é mais voltada para o público adulto mesmo. No mínimo, iniciando a pré-adolescência e se interesse um pouco por Espiritualidade e tudo mais.

A Tânia realmente manja muito de temas polêmicos e ainda pouco abordados dentro da Doutrina Espírita. Primeiro sobre o luto, agora sobre mediunidade em crianças e adolescentes e já estou no aguardo dos próximos. Tomara que sejam tão incríveis quanto.

Onde Achar:

Disponível no Storytel – 7 dias de teste gratuito

ou em formato digital e físico na Amazon:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂