01/07/2023

Hidratando a Alma: Filme “Assombrosas” – Carlos Therón

Por Juliana Morgensten de Souza

Ooooiiiieeee!!!

Uma seguidora lá no Instagram deu a dica e o filme espírita de hoje para hidratar a alma é: Assombrosas, lançado em 2023, com direção de Carlos Therón, é baseado em uma história real vivida pelo Grupo Hepta em 1987 e está disponível na Netflix.

(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)

SINOPSE:

A habilidade de três mulheres que investigam eventos paranormais é colocada à prova após o desaparecimento do líder de sua organização. Inspirado no Grupo Hepta.

O mesmo se passa antigamente, mais precisamente antes do surgimento dos estudos de Allan Kardec e do Espiritismo propriamente dito.

Naquela época, as questões espirituais e os fenômenos mediúnicos eram tratados das mais variadas formas possíveis, assim como os tratamentos com os médiuns.

Sendo assim, a obra possui duas narrativas. Uma é de um trio de mulheres com uma grande sensibilidade, que se encontram para os mais diversos fins como tentar se comunicar com o marido desencarnado e a outra parte é de um grupo formado para investigar questões paranormais nos mais variados locais tanto públicos quanto privados.

Com isso, o telespectador vai acompanhando o desenrolar dos acontecimentos e como ocorriam as comunicações mediúnicas naquela época e como os desencarnados eram tratados, inclusive com as denominações antigas. Então, é possível saber as sensações dos médiuns, as explicações do que é um ser sensitivo e/ou vidente, os trabalhos do grupo, inclusive com o trio feminino e o começo das batidas e mesas girantes, que até então, eram lustres ligando, apagando e se movendo e o jogo ouija.

Além disso, ainda se tem uma outra história em paralela de como uma criança incomum, vulgo com síndrome de down, era tratada naquela época pela maioria das pessoas e como a mesma possuia uma grande sensibilidade.

Já do meio para o fim, Assombrosas ganha uma conotação mais para filme de terror normal, ou seja, com tudo muito excessivo, mas com algumas pegadas tradicionais para aquela época. Um exemplo: Uma comunicação extremamente pesada e de baixa vibração, mas o pós ser totalmente desnecessário e ao mesmo tempo comum para um filme de terror.

O filme é uma boa pedida para quem gossta de um bom conteúdo histórico, principalmente como a mediunidade e as comunicações eram tratadas anteriormente. O diferencial é que em vez de evoluir e mostrar como ficou, transformaram em filme de terror com uma pegada de filme dos anos 50.

A partir de tudo isso, também vem a pergunta: “Ju! Essas comunicações e o jogo ouija ainda são utilizados nos dias atuais?” Oficialmente e de modo sério não mais. Eram quando ainda não se tinha conhecimento e estudo. Apenas formas de demonstrações que o mundo espiritual e os espíritos realmente existiam. Hoje em dia e com as comunicações sérias em centros espíritas e espiritualistas, estes estilos se tornaram mais uma forma para obsediar aqueles que participam e dos espíritos de baixa vibração tirarem uma onda, digamos assim. E isso vale para o jogo do copo também.

A obra como um todo não é aquele aprendizado com leveza, mas é bem reflexiva real oficial. Uma aula e tanto real oficial.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂