Hidratando a Alma: Palestra “A Importância do Autocontrole” – Rafaela Motta
Ooooieeee!!!
Bora hidratar a alma nesse domingão com a palestra espírita que hoje é com Rafaela Motta e o assunto é A Importância do Autocontrole. O evento foi realizado no dia 27 de Janeiro de 2020 na Comunhão Espírita de Brasília.
(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)
A palestrante começa falando que a palestra é mais indicada para os espíritas contemporâneos ou para aqueles desejosos de serem protagonistas das suas próprias vidas. Cita sobre o auto controle ser para todos e não somente para aquelas pessoas briguentas ou prontas para embates.
Lembra a frase de “quando um não quer, dois não brigam”, todos estarem no mesmo barco porque geral possui conflitos nas suas existências e discorre sobre as primeiras reações quando se está diante de um conflito e sempre responsabilizar o outro.
Rafaela comenta sobre a importância de saber quais as situações vão lhe afetar, o quanto a ociosidade é prejudicial para cocriar no Universo e muitas vezes ficar de braços cruzados também é uma forma de comprometimento.
Depois discorre sobre o auto controle não ser construído no conflito e sim no cotidiano, quando se treina diariamente e dá o exemplo de uma maratona no Rio de Janeiro. Diz também sobre esses momentos dão informações ao indivíduo do que precisa ser trabalhado em si e o auto conhecimento e dá outro exemplo de uma briga de casal que vai parar na delegacia.
Cita só ser possível de trabalhar algo em si próprio quando o ser já sabe existir aquela questão em si, lembra a ilusão de achar ter auto controle em ambientes e pessoas calmas e tudo aquilo que é internalizado torna-se natural e faz parte da conquista íntima.
Rafaela relembra situações que não precisavam ter chego até determinado ponto por falta de autocontrole e maturidade espiritual, fala da diferença de auto proteção e posicionar para ofender, humilhar e magoar o próximo.
Também aborda a importância da prática e como as palestras precisam falar das questões cotidianas para o auto protagonismo, discorre sobre ninguém ser capaz de tirar algo que lhe pertence nem invadir a paz psíquica se a pessoa não permitir.
Por fim, fala de analisar os comportamentos depois dos conflitos, da não transferência de responsabilidades, do cuidado consigo próprio primeiramente, as expectativas dos outros em relação a nós, as caraterísticas provisórios e as transformações, saber lidar com os lados luz e sombra, a importância de saber os pontos a serem melhorados para a reforma íntima, sermos espíritas sempre, principalmente fora do Centro Espírita e saber cuidar do lado espiritual como se cuida do material.
Rafaela sempre maravilhosa. Sempre levando aprendizado e conhecimento de forma leve e entendível. Adorei o termo espírita contemporâneo e vou levar pra vida essa expressão.
Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br
Beijos! 😉