26/09/2021

Hidratando a Alma: Palestra “Esperanças e Consolações” – Ana Carla Alvarenga Pimentel

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooiiieeee!!!

Partiu hidratar a alma nesse domingão com uma covidlestra indicada por uma seguidora lá no Instagram (Muito obrigada!): Esperanças e Consolações com Ana Carla Alvarenga Pimentel. A live aconteceu no dia 19 de Abril de 2021 no canal do Centro Espírita Amor ao Próximo.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

A palestrante começa falando sobre o aniversário de lançamento da primeira edição do O Livro dos Espíritos, discorre sobre o aumento das questões ao longo dos tempos e os capítulos contidos no mesmo, em especial a quarta parte que será a mais comentada na live, onde é tratado sobre esperanças, consolações, penas e gozos terrestres e futuros.

Depois inicia o resumo da quarte parte com as penas e gozos terrenos, onde Allan Kardec aborda sobre a felicidade e infelicidades relativas, perdas de entes queridos, decepções e ingratidão, suicídio, entre outros. Cita ser o próprio homem responsável por sua infelicidade na Terra e o indivíduo não conseguir uma felicidade completa porque esta questão, em um mundo de provas e expiações, não é pertinente com as condições do planeta Terra.

Comenta sobre a suavização dos males e o mesmo depender apenas do modo vivido, a felicidade e infelicidade serem relativos, principalmente por causa do grau evolutivo de cada um. Relembra a perda de entes queridos e esse tema atinge a todos, independente da condição social, raça ou credo e o quanto a Doutrina é consoladora quanto a este tema. Fala sobre as comunicações entre mundos, tanto através de sonhos, presença perceptível quanto pelas cartas psicografadas. Após conta sua história pessoal com a perda e luto do seu filho e o quanto o Espiritismo foi importante nessa hora.

Após, discorre sobre a ingratidão, afeições destruídas, a prática do bem sem exigir nada de ninguém, a decepção com o outro, as uniões antipáticas e as diferenças de afeições de corpo e da alma. Diz sobre o temor da morte e do desconhecimento e comenta que somente a falta de conhecimento da vida futura leva ao pavor da morte. Cita sobre o suicídio, os dados, suas consequências, todos passarem por momentos difíceis e isso faz parte da caminhada e lembra as diferenças de suicídio direto e indireto tendo a história de André Luiz como exemplo.

Depois, Ana Carla começa a falar sobre as penas e gozos futuros, onde o codificador espírita abordou sobre a intuição, intervenção de Deus nas penas e recompensas, natureza dessas questões, expiação e arrependimento, paraíso, inferno e purgatório, entre outros, Sendo assim, relembra sobre a vida futura ser a continuação da vida terrena, a importância do indivíduo estar atento a sugestões dadas pelos amigos espirituais e intuições e sempre terá situações agradáveis e desagradáveis de acordo com a justiça divina e conta a sua ligação com outras mães e uma situação ocorrida um pouco antes do filho falecer.

Por fim, cita os exemplos de vida tanto encarnados quanto desencarnados de Bezerra de Menezes, Chico Xavier e Madre Teresa de Calcutá, a necessidade do arrependimento, expiação e reparação das faltas para as penas cessarem, as virtudes de cada um serem eternas e os defeitos são temporários e as questões de céu e inferno.

Mais uma vez: Muito obrigada pela ótima dica, Júlia! Discorreu sobre o assunto de forma tranquila e com uma serenidade impar.

CLIQUE AQUI PARA VER A PALESTRA NA ÍNTEGRA

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂