28/11/2018

O Problema do Ser, do Destino e da Dor – Léon Denis

Por Juliana Morgensten de Souza

O Problema do Ser, do Destino e da Dor / Léon Denis / 401 Páginas / FEB Editora☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Ooooláááá! Tudo bom?

E daí fui ler o famosíssimo e recomendadíssimo O Problema do Ser, do Destino e da Dor de Léon Denis.

Em mundo ideal é melhor você ler antes Cristianismo e Espiritismo e No Invisível (ambos do Léon) e Vidas Sucessivas de Albert de Rochas para não correr o risco de ter um monte de spoilers.

Se você não se importa com isso, siga em frente mesmo assim. 🙂

Dito isso. Bora para a resenha?

SINOPSE:

Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Fundamentando-se nos princípios da Doutrina Espírita, Léon Denis busca responder a questões que, como estas, desafiam a mente humana há séculos. Entre os temas analisados pelo autor, estão a evolução do pensamento, a vida no mundo espiritual, provas históricas da reencarnação, a lei dos destinos, as potências da alma e diversos outros tópicos que permanecem atuais.

Unindo lógica e sentimento, o autor exalta a realidade da sobrevivência do Espírito após a morte física, a partir de valioso conjunto de ensinamentos e reflexões para a evolução do homem e da realidade que o cerca.

A obra é dividida em 3 partes: A 1º é sobre o Ser que é o ser humano em um todo e suas questões de vida tanto encarnado quanto desencarnado. Nessa parte levei um baile e parecia que quanto mais eu lia, menos entendia. Tive que ter muito foco para seguir adiante.

Já a 2ª parte é o Destino, onde Léon comenta sobre vidas sucessivas e seus diversos “segmentos” e reencarnação. Nos mostra todos os experimentos de estudos feitos naquela época, o que chamamos hoje de regressão, para comprovar vidas passadas.

Por fim, a 3ª parte é a Dor que o autor prefere intitular de “As Potências da Alma”. Mais o que seria então? A consciência, o pensamento, o livre arbítrio, a disciplina, o amor, entre outros. E como já sabemos: Na maioria dos casos a alma não cresce sem dor, sem aprendizado. Léon faz de forma brilhante esse paralelo entre a dor e a alma em potencial.

É uma obra de estudo doutrinário. Não é aquela leitura para começar e terminar em um dia ou dois. É necessário calma e ir parando para entender e, se necessário, reler quantas vezes forem até a completa compreensão.

Foi meu segundo contato com o autor. Já tinha lido no No Invisível e aqui ele foi mais profundo, infinitamente, mais filósofo. Gostei de conhecer esses dois Léon´s.

Onde Achar:

(Blog ganha comissão por venda)

Fan Page do Blog:

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂