20/03/2019

Tambores de Angola – Robson Pinheiro

Por Juliana Morgensten de Souza

Tambores de Angola / Robson Pinheiro / Pelo Espírito Ângelo Inácio / 184 Páginas / Editora Casa dos Espíritos / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Ooolaaaar!

E na Black Friday de 2018, a editora Casa dos Espíritos colocou a venda na Amazon o ebook Tambores de Angola por R$ 1,99. Comprei sim ou certeza?

Li o livro que foi atualizado em 2015 e contém mais 3 capítulos.

Bora para a resenha?

Preconceito, medo, discriminação. É assim que o protagonista Erasmino se vê levado a uma tenda de umbanda, após ter seu quadro agravado, imune ao socorro da psiquiatria. “Saravá, zinfio!”, recebe-o a nega-velha Vovó Catarina. Começa aí uma jornada de conhecimento para ele e para nós, que acompanhamos o autor espiritual percorrer a trilha histórica que demonstra as origens da umbanda e do espiritismo enquanto conta a recuperação do personagem. Tambores de Angola consagrou-se como pioneiro ao tocar em tais temas entre os livros espíritas, mostrando que a ação espiritual não se curva a barreiras humanas e visa ao bem onde quer que seja conclamada a voz do Alto. Nesta edição revista e ampliada, 17 anos e quase 200 mil exemplares depois, Ângelo Inácio revela os desdobramentos dessa história em três capítulos inéditos, que guardam novas surpresas àqueles que se deixaram tocar pelas curimbas e pelos cânticos dos pais-velhos e dos caboclos.

A obra tem dois pontos principais que se misturam ao longo da narrativa: Um é a diferença entre a Umbanda e o Espiritismo e o outro é a história de Erasmino.

Erasmino possui forte mediunidade e está sendo obsediado de uma forma severa. Por iniciativa da mãe, busca ajuda na Umbanda e melhora. Por pré-conceito, prefere ir para a Doutrina Espírita e estudar por lá. Como não desenvolve a sua mediunidade, entra no Espiritismo por medo e não de coração, a perseguição continua e ele se afasta de tudo. Por ser orgânica, o dom mediúnico não desenvolvido de Erasmino começa a manifestar em qualquer lugar e a situação se agrava.

Em meio a isso, vamos conhecendo as diferenças entre Umbanda e Espiritismo e como no mundo espiritual acontece a união de forças para o bem.

Nos é explicado que, em muitos casos, só a Umbanda resolve por ser uma energia mais “forte”. Mais isso não quer dizer que os médiuns da Doutrina Espírita não possam ajudar. Como nos foi mostrado, Francisco e Otávio na vida normal frequentavam a Doutrina Espírita e quando se desprendiam do corpo durante o sono, de vez em quando, iam ajudar os amigos umbandistas.

Sinceramente para mim foi uma aula sem igual. Um aprendizado único. Por ignorância, também acreditava em muitas coisas que foram colocadas.

A leitura é fluída, é necessário cabeça aberta para entender e não ficar julgando. O texto de fácil entendimento e envolvente.

Foi meu 5º contato com as obras do autor e o segundo com o Espírito Ângelo Inácio. Como ainda sou pouco conhecedora dessa parte da Espiritualidade, a cada leitura é um abrir de olhos sem igual.

Onde Achar:

(Você ganha desconto e o blog recebe comissão por venda)

Você já leu Tambores de Angola? Me conta a sua opinião nos comentários. 😉

Conteúdo Exclusivo no Instagram: Segue lá!

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉