Aruanda / Robson Pinheiro / Pelo Espírito Ângelo Inácio / 245 Páginas / Editora Casa dos Espíritos / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooiiiieeeee!!!

Depois da indicação de uma seguidora lá no Instagram, enfim, peguei para reler Aruanda do autor Robson Pinheiro em parceria com o espírito Ângelo Inácio, disponibilizado pela Editora Casa dos Espíritos, faz parte da série Segredos de Aruanda e é uma continuação da obra Tambores de Angola (Post aqui).

Partiu conferir todos os detalhes no post abaixo.

(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)

RESUMO:

Espíritos das sombras desenvolvem experimentos malévolos em bases na subcrosta. A obsessão promovida com requintes de magia e tecnologia, a serviço do mal. Que espíritos farão frente a essa situação? Conheça o vigor de pais-velhos e caboclos que desbravam as regiões inferiores do mundo extrafísico para promover ordem, justiça e auxílio. Do mundo espiritual, parta numa jornada rumo ao conhecimento – o melhor antídoto contra o medo e o preconceito. Afinal, por que a cultura e a religião do negro provocam tanta celeuma e, às vezes, temor e discriminação? Se a simples menção desses temas lhe provoca arrepios, é hora de pôr em prática a máxima de Allan Kardec: ?Para bem conhecer uma coisa é preciso ver tudo, aprofundar tudo, comparar todas as opiniões, ouvir os prós e os contras (?). É o que incessantemente recomendam os Espíritos que nos dirigem?. (Revista espírita. FEB, 2004. v. 3, set. 1860, p. 383.)

O mesmo é um romance espiritualista considerado e que permanece bastante atual, é discorrida pelo amigo espiritual e comenta sobre os mais diversos trabalhos espirituais como os elementais, magia negra, feitiçaria, orixás, entidades e por aí vai. Além das questões da Umbanda, Candomblé e do Espiritismo logicamente.

Sendo assim, inicia contando o surgimento da Umbanda no Brasil e também a vida e obra do seu fundador Zélio de Moraes. O mesmo, como a grande maioria, foi buscar ajuda na Igreja, depois no Espiritismo, o preconceito no seu Centro Espírita por receber pretos velhos, sua saída e a ideia de começar a Umbanda com a mistura do Candomblé com conceitos mais abrasileirados, digamos assim.

Dado o contexto geral, Ângelo Inácio começa mais uma jornada de trabalho e, dessa vez, com o amigo Sérvulo. Com isso, a narrativa discorre sobre os mais diversos trabalhos espirituais e auxílios em todos os âmbitos na Terra. Ao mesmo tempo, as histórias dos personagens da outra obra voltam para mostrar as consequências das situações colocadas inicialmente, principalmente dentro do terreiro físico com os prestimos de Vovó Catarina, antiga conhecida do amigo espiritual e naquele tempo encarnada e com a missão de ajudar ao próximo como preta-velha.

A partir de então, o leitor passa a acompanhar as conversas entre os envolvidos, a importância do estudo com os livros da Doutrina Espírita, os serviços prestados na Umbanda e sua diferença para o Candomblé e todas as questões de orixás, pontos e tudo mais. Também é lembrado que no mundo espiritual, o trabalho espiritual é único e ecumênico, tanto para o lado positivo quanto negativo.

Aos poucos, os mesmos vão abordando temas mais complexos nos âmbitos físicos e espirituais como os trabalhos de magia negra e dos magos negros que, muitas vezes, só são ativados anos e séculos depois, o trabalho na colônia Oásis da Paz, os médiuns desequilibrados tanto nas religiões africanas quanto nas mesas brancas e a conexão física entre os povos.

O livro é uma ótima oportunidade para mostrar que, entre os espíritos de bem, não existe competição nem pré-conceitos e que um pode auxiliar o outro. Tanto é que a própria diagramação mostra isso quando se tem um trecho de alguma obra da codificação espírita, o título e após a narrativa. Um ponto que chamou muito a minha atenção é que existem situações e trabalhos que só podem ser realizados em terreiros…ou em Centros Espíritas e isso depende muito das energias dos envolvidos, das simbioses e históricos de todos eles.

O texto é de médio entendimento e a leitura é densa e não é para todo mundo real oficial. Acredito que quem esteja chegando agora, vai sair correndo com tanta informação, principalmente com temas tabus e pouco abordados como elementais e magos negros. Para quem já está inserido, é uma ótima opção de leitura de estudo e também de complemento para algum estudo sobre obsessões e desobsessões e ligações entre crenças.

Por fim, li Aruanda pela primeira vez no começo de 2018 e recém estava iniciando minha caminahda em conhecer e desbravar novos mundos mediúnicos e espirituais. Ler com os olhos espirituais bem abertos e já um pouco mais esclarecidos foi uma jornada e tanto, além da admiração com o conteúdo riquíssimo disponibilizado em formato de romance. Com certeza que ler mais vezes, outras informações importantes surgirão e isso é incrível.

Onde Achar:

Disponível em formato físico ou digital:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂