21/04/2019

Hidratando a Alma: Haroldo Dutra Dias sobre a Páscoa

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooieee!

Páscoa e quem melhor para falar do assunto se não o Haroldo Dutra Dias?

É uma entrevista de 10 minutos e bastante esclarecedora, onde ele conta como surgiu a Páscoa e como o significado se perdeu ao longo do caminho.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

Haroldo lembra que a história começou no Judaísmo, passou pelo Cristianismo e, então, foram deturpadas para a celebração atual da Páscoa com coelhinhos e ovinhos e que não guarda mais relação com a tradição genuína.

Dias comenta que a Páscoa é uma celebração judaica e começou no momento em que o povo foi libertado da escravidão do Egito.

Diz que a Páscoa é como lidamos com símbolos e metáforas e como se experimenta Deus e a vida.

Então, segundo Haroldo, a religiosidade opta pela linguagem metáforica, onírica, de sonhos.

Já no Cristianismo, a Páscoa é o pulo do anjo, onde visitava aquelas famílias que foram poupadas de perder o seu filho mais velho.

Dias relembra as histórias da relação do cordeiro e da perda de alguém amado e da forma como Jesus, nos seus 3 anos de Páscoa”, teve várias experiências com os seus discípulos.

Haroldo diz que Jesus veio para libertar o homem da escravidão da matéria e a celebração da Páscoa é a lembrança do amor e da imortalidade da alma.

Por fim, diz sobre como os séculos passaram e transformaram a Páscoa em coelhos e ovos de chocolate, apagando a experiência religiosa que a data propõe.

Que explicação maravilhosa! Fiquei até com medo de resumir e deturpar, involuntariamente, algo que Haroldo tenha esclarecido. A história é bem simples assim e ele não enrolou em momento algum. Claro e objetivo.

Para finalizar o post: Eu passei anos estudando em educação adventista (pois é!) e sempre quando estava chegando a Páscoa, tínhamos que cantar um hino lindíssimo (o que eu mais gostava, aliás) e muito explicativo. Anos se passaram e sempre quando chega a data, a música aparece na minha cabeça:

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉