27/04/2019

Hidratando a Alma: Série / Filme A Cura – Ricardo Waddington

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooieee!

A dica para hidratarmos a alma nesse sabadão é: A Cura, que era uma série na Globo em 2010 e foi adaptada para um filme.

Foi escrita por João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein, dirigida por Ricardo Waddington e conta com participações de Selton Mello, Ana Rosa, Ary Fontoura, Nívea Maria, Caco Ciocler, entre outros.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)


A série se passa em torna da história de Dimas Bevilláqua (Selton Mello), um jovem médico cirurgião que volta para dua cidade natal, de Diamantina, interior de Minas Gerais, depois de passar uma longa temporada fora e distante de todos de sua família. Ainda na infância, Dimas foi acusado de matar um amigo, e as acusações fizeram com que ele se afastasse de sua cidade e fosse para São Paulo. Seus traumas fizerem dele um dependente de tratamento psíquico, e, mesmo assim, ele decidiu estudar medicina e se tornou um grande médico. Agora, ele volta à Dimantina para lidar com seus medos.

https://www.youtube.com/watch?v=i5fzguWJ0EU

A obra se passa em Diamantina (interior de Minas Gerais) e conta a história de Dimas. Acusado de matar o melhor amigo, vai morar em São Paulo e volta depois de anos para trabalhar como médico.

Dimas é considerado o “rei” dos diagnósticos difíceis porque consegue sentir as reais doenças dos pacientes.

Naquela época, médiuns de cura ainda eram vistos como curandeiros ou assassinos. Tanto que seu pai, a princípio, possuía o mesmo dom e teve que sumir para ser deixado em paz.

Também acompanhamos duas vidas passadas do protagonista, que como sabemos interliga-se com a atual. A primeira, Dimas era Silvério e não tinha limites éticos nem morais. Depois foi um rapaz, sendo amaldiçoado por um pajé de uma aldeia por uma doença do espírito.

Essa tal doença que desencadeia todos os fatos atuais e Dimas é testado em todos os momentos.

Infelizmente por ser uma série onde só teve uma temporada e sem renovação, não teve um desfecho. Gostaria muito que tivesse um filme real oficial para dar continuidade e terminar de forma justa e não do jeito que foi. Mais também entendi que era o modo que a sociedade tratava na época e ainda acha, um pouquinho, nos dias atuais.

A títulos comparativos e práticos: Era a missão dada para João de Deus. Ajudar de forma gratuita, humilde e sem ego ou arrogância. 🙂

Clique aqui para assistir ao filme. A série em si também está disponível no Globo Play.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉