29/04/2019

Amor e Ódio – Yvonne do Amaral Pereira

Por Juliana Morgensten de Souza

Amor e Ódio / Yvonne do Amaral Pereira / Pelo Espírito Charles / 418 Páginas / Editora FEB / ☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oollaaaar!!!

E daí eu li Amor e Ódio que foi o 4º livro escrito por Yvonne do Amaral Pereira.

É um romance espírita histórico, tem a França como “sede” e a narrativa é feita pelo espírito Charles, que se encontra de observador dos fatos.

Bora para a resenha ver todos os detalhes?

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

Neste dramático romance de Yvonne A. Pereira, somos apresentados ao drama vivido pelo fidalgo Gaston de Saint-Pierre, que sofre uma injusta condenação ao ser acusado de crimes que não cometera. No entanto, ao alcançar a compreensão das lições divinas, por meio da leitura de O livro dos espíritos, obra dada por seu professor Denizard Rivail, o codificador Allan Kardec, o personagem encontra energia, apoio e esperança em sua caminhada. Amor e ódio é uma emocionante leitura e nos brinda com uma expressiva história de coragem, fé e confiança na Justiça divina.

A obra tem como protagonista o fidalgo Gaston de Saint-Pierre e ele é apaixonado por Henriette Claire Flaive de Lacordaire que se casa com o seu primo George de Franceville e se torna Marquesa de Soissons.

Em certo momento, George se mata e a culpa acaba caindo toda em Gaston. O mesmo é condenado, passa anos preso injustamente por um crime que não cometeu.

Durante a narrativa nos é mostrado os motivos desse triângulo que já vinha de outras vidas e que alguns comportamentos eram repetidos, principalmente, de parentes que fechavam os olhos para as situações.

Misturado a história, vemos o início do misticismo surgindo, o começo das famosas mesas girantes e a incredulidade das pessoas quanto aos fatos mostrados.

Também acompanhamos um pouco da vida de Hippolyte Léon Denizard Rivail antes de ser Allan Kardec, quando ele ainda tentava ser um escritor “normal” e pouco sucedido.

Já sendo o codificador da Doutrina Espírita, Kardec tenta ajudar Gaston enviando seus livros. Depois de um bom tempo, Saint-Pierre começa a fazer a leitura de O Livro dos Espíritos e, assim, inicia a sua evolução espiritual.

Impedindo de voltar para a França, os amigos dão um jeito de tirá-lo da prisão e ele consegue ir morar no Brasil.

Por aqui se torna uma pessoa “normal” sendo professor e estudioso do Espiritismo. Pensa em voltar a França para encontrar o seu grande amor, quando o inverso acontece.

As palavras do texto são antigas e a leitura não é para todo mundo, principalmente no começo. Só do meio do meio para o fim a história se torna fluída.

Só comecei a gostar do contexto no fim, ou seja, tive muita dificuldade em 80% da narrativa. Vou precisar ler outras vezes com toda certeza absoluta.

As únicas partes que gostei foram as que apareciam Allan Kardec e o livro nem era sobre ele. 😛

No começo da obra parece um romance tradicional enrolado, quebra com a entrada do misticismo e com a vida de Rivail e Victor Hugo, é mostrado os motivos de vidas passadas, quebra novamente com os assuntos dos personagens secundários, de novo aparece a manifestação dos espíritos e agora de forma mais concreta. A partir daí eu encontrei a Yvonne realmente.

Comigo não deu liga. Talvez você tenha ou teve mais sorte que eu. E se escrevi alguma bobagem ou “Ju, não foi bem assim”, me avisem porque foi do jeito que entendi. 😛

Onde Achar:

Disponível em formato físico e e-book.

(blog recebe comissão e você ganha desconto)

Já leu Amor e Ódio? Me conta a sua opinião nos comentários. 😉

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉