28/06/2019

Princípios que Fundamentam a Educação do Espírito – Alzira Bessa França Amui

Por Juliana Morgensten de Souza

Princípios Que Fundamentam a Educação do Espírito / Alzira Bessa França Amui / 144 Páginas / Editora Esperança e Caridade / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooieeee! Tudo certo?

Estava procurando algum livro de autora feminina e me deparei com esse da Alzira Bessa França Amui. Sabe leitura às cegas? Exatamente isso. Por sorte ainda peguei o primeiro volume de uma série. 😛

Quando peguei jurei que fosse a educação do nosso espírito como um todo. Mais na verdade é a educação do espírito no colégio, na educação de estudo corriqueiro. Mesmo com essa pequena confusão, não me arrependi em momento algum porque tudo serve de conhecimento, não é mesmo? E se foi para eu ler e trazer aqui, com certeza, servirá para alguém. 🙂

Dito isto! Bora conferir na resenha todos os detalhes.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

O livro Princípios que Fundamentam a Educação do Espírito é o primeiro volume e uma obra de Educação trazida por Eurípedes Barsanulfo e sua equipe. A Educação do Espírito foi implantada pelo Prof. Eurípedes Barsanulfo desde o ano de 1907, com a abertura do Colégio Allan Kardec. Uma educação que vem sendo vivenciada e aplicada na Escola Eurípedes Barsanulfo, em Sacramento, MG. Essa educação se apóia nos fundamentos essenciais da Doutrina Espírita e tem sua proposta pedagógica estruturada na Pedagogia do Amor. Os objetivos dessa obra é dar suporte ao educador para que ele possa reestruturar seu trabalho de educar, tendo em vista, a aplicação dos conceitos morais, exemplificados por Jesus.

Bom! A obra é sobre a educação implementada por Eurípedes Barsanulfo. Aproveita e também conta os passos do educador até chegar até aquele momento de transformar o colégio “normal” Liceu Sacramentano para escola espírita Colégio Allan Kardec, que ainda hoje está em funcionamento.

Nos dias atuais esse modelo de educação espírita funciona na Escola Eurípedes Barsanulfo em Sacramento, interior de Minas Gerais.

Daí você vai me perguntar: “Mais Ju! Qual a diferença do estudo espírita para o tradicional?” Pelo que eu entendi é um estudo que te faz pensar, buscar, pesquisar, ver as situações cotidianas com mais carinho, amor e não aquele fato engessado. Como diz durante toda a narrativa: Uma pedagogia do amor.

Além disso, o livro aborda questões que podem serem levadas para a vida, como por exemplo: O quanto o conhecimento influência nas nossas escolhas, o fato do espírito no processo da educação como um todo, o valor da prece e a natureza.

No decorrer da leitura também são colocados orações lindíssimas, exemplos de exercícios para serem repassados aos alunos. Ou seja: Sempre alinhando conhecimentos gerais com valores morais e caridosos.

A leitura é leve e fluída. O texto é de fácil compreensão a todos. Eu consegui ler em um dia e nem era a essa a intenção.

O livro é mais indicado para professores ou qualquer outra pessoa ligada a educação que queira ter uma nova visão de mundo e de método pedagógico.

Como não sou nenhuma dessas situações, li e tive muita vontade de ir morar em Minas Gerais para voltar a estudar em uma escola com essa educação diferenciada. Será que pode, minha gente? Deve ser muito maravilhoso. Além de querer conhecer mais a história do Eurípedes.

Que horas vão criar faculdades, mestrados, pós e doutorados com essa mesma educação? Já quero. 🙂

Onde Achar:

Editora Boa Nova / Editora Esperança e Caridade

Já leu Princípios que Fundamentam a Educação do Espírito? Me conta sua experiência de leitura nos comentários. 😉

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉