Animismo e Espiritismo Volume 2 – Alexandre Aksakof

10 setembro 2019

Animismo e Espiritismo – Volume 2 / Alexandre Aksakof / 404 Páginas / Editora FEB / ☆☆☆☆☆

Skoob

Oooieeeee! Tudo certo?

E daí eu li o segundo volume de Animismo e Espiritismo, escrito pelo russo Alexandre Aksakof.

Ao contrário do primeiro livro (Post aqui), essa obra é mais “simples”, didática e próxima do leitor.

Mais bora conferir todos os detalhes na resenha.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Obra clássica do eminente sábio russo, em resposta às idéias antiespíritas do famoso filósofo alemão Dr. Eduardo von Hartmann. Aksakof rebate com argumentos insofismáveis as hipóteses da “força nervosa”, da “alucinação” e do “inconsciente” tão manipulados e repisados pelos contestadores dos nossos dias. Disseca a realidade dos fatos anímicos, atribuíveis inegavelmente à força da mente, distinguindo-a da realística ação dos Espíritos nas atividades essencialmente mediúnicas. Em dois volumes esta obra encerra inúmeros fatos recolhidos em todo o mundo, de vários sábios da época, e na qual bom número é também devido às observações e experiências do próprio autor. Foi por muitos estudiosos considerada “a obra mais importante e mais completa que se escreveu acerca do Espiritismo do ponto de vista científico e filosófico”.

Durante toda a narrativa, o autor vai discorrendo histórias que comprovam a existência dos espíritos e suas comunicações, principalmente através de dados divulgados em jornais e revistas naquela época.

Também mostra cartas enviadas para ele quanto a alguns fatos de comunicação de desencarnados.

Além disso, o livro vai classificando os diferentes tipos de manifestações. Dois exemplos: O primeiro são as manifestações contrárias à vontade do médium, contrárias às convicções do médium, ao caráter e aos sentimentos do médium e comunicações cuja natureza está acima do nível intelectual do médium.

O segundo é quanto as aparições do desencarnado, quando a aparição do morto atestada pela visão mental do médium na ausência de pessoas que conheçam o mesmo, pela visão do médium e simultaneamente por uma fotografia e aparição do morto de forma materializada e com provas de ordem intelectual.

Ao contrário do primeiro livro, a questão do animismo foi comentado muito rapidamente e sempre através de exemplos onde médiuns estavam recebendo comunicações anímicas.

As histórias que mais gostei foram: Do rapaz que terminou a obra de Charles Dickens, o homem que estava preso em alto mar em um navio e pediu ajuda através do desprendimento temporário do corpo, as verdadeiras mortes de alguns desencarnados e daqueles amigos que vão até o médium avisar da sua morte e ainda tem a preocupação de esconder alguns fatos para não preocupar parentes.

Apesar do linguajar antigo, o texto é de fácil entendimento. Por ter muita informação e história, a leitura é um pouco lenta.

E assim terminamos o “textão” escrito por Aksakof em resposta a Eduardo Von Hartmann. Nesse segundo volume ele foi bem mais prático e, ao meu ver, só essa obra seria suficiente como resposta porque deu muitas provas concretas. Mais né? Quem sou eu na fila do pão. Não é mesmo? 😛

Onde Achar:

Disponível somente em formato físico:

(Você recebe desconto e o blog ganha comissão por venda)

Já leu Animismo e Espiritismo? Me conta a sua experiência literária nos comentários. 😉

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉

(0) Comentários
Sobre
Ooooiee! Eu sou a Juliana, mais pode me chamar de Ju. :) Nasci e moro em Porto Alegre / RS. Sou Jornalista. Amo escrever. Sou espírita e adoro um hidratante corporal. Vem conferir como é normal ser espírita....ou vice versa. :P

Você pode também gostar

Comente pelo Facebook

Deixe seu comentário