Animismo e Espiritismo Volume 1 – Alexandre Aksakof

24 dezembro 2018

Animismo e Espiritismo Volume 1 / Alexandre Aksakof / 315 Páginas / FEB Editora☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Iooieee!

E na véspera do Natal, uma das obras mais desafiadoras que já li na minha vida.

Um dos termos mais comuns no Espiritismo no quesito mediunidade é o animismo, que nada mais do que algo do próprio médium encarnado e não de algum espírito precisando de ajuda.

Vendo assim é uma situação “simples”, mas o Aksakof fez um mega super estudo prático e teórico do assunto que fiquei chocada.

But…Bora para a resenha?

SINOPSE:

Obra clássica do eminente sábio russo, em resposta às idéias antiespíritas do famoso filósofo alemão Dr. Eduardo von Hartmann. Aksakof rebate com argumentos insofismáveis as hipóteses da “força nervosa”, da “alucinação” e do “inconsciente” tão manipulados e repisados pelos contestadores dos nossos dias. Disseca a realidade dos fatos anímicos, atribuíveis inegavelmente à força da mente, distinguindo-a da realística ação dos Espíritos nas atividades essencialmente mediúnicas. Em dois volumes esta obra encerra inúmeros fatos recolhidos em todo o mundo, de vários sábios da época, e na qual bom número é também devido às observações e experiências do próprio autor. Foi por muitos estudiosos considerada “a obra mais importante e mais completa que se escreveu acerca do Espiritismo do ponto de vista científico e filosófico”.

Alexandre resolveu fazer essa obra depois que o filósofo alemão Eduardo von Hartmann lançou o livro “O Espiritismo” dizendo que fenômenos espirituais seriam apenas manifestações do inconsciente.

Sabe aquele cantor que faz uma música e outro vai lá e faz outra canção respondendo? Praticamente isso. Só que nos anos 1800 e de uma forma mais culta. 😛

São dois livros com mais de 200 páginas cada com muuuuitos exemplos que ele mesmo fez ao longo dos tempos.

O primeiro volume e o que eu li é dividido em 2 capítulos: Fenômenos de Materialização e Fenômenos Físicos. Dentro desses dois, vários subtítulos com temas completíssimos e mega analisados de todos os ângulos.

A leitura é com linguagem antiga e bem truncada. É necessário ir lendo em “doses homeopáticas” principalmente na questão ler e entender.

Sinceramente o livro é recomendado para quem está a mais de 50 anos na Doutrina. auaauahauahauahua. Pq minha gente! Achei que não fosse dar conta sendo ainda uma “aprendiz”.

O Ernesto Bozzano também tem uma obra sobre o assunto e, aparentemente, é mais tranquila para iniciantes.

Vou ler o 2º volume? Sim! Quando? Não sei! #brinks Provavelmente antes que me esqueça do que li do primeiro. 😛

Onde Achar:

Estante Virtual

Fan Page do Blog:

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂

2 Comentários
Sobre
Ooooiee! Eu sou a Juliana, mais pode me chamar de Ju. :) Nasci e moro em Porto Alegre / RS. Sou Jornalista. Amo escrever. Sou espírita e adoro um hidratante corporal. Vem conferir como é normal ser espírita....ou vice versa. :P

Você pode também gostar

Comente pelo Facebook

Deixe seu comentário

2 Comentários

  • […] contrário do primeiro livro (Post aqui), essa obra é mais “simples”, didática e próxima do […]

  • […] Luiz fizeram O estudo da mediunidade, Alexandre Aksakof se puxou nas questões do animismo (Resenha aqui). […]