Espiritismo de A a Z – Waldon Volpiceli Alves

08 outubro 2019

Espiritismo de A a Z / Waldon Volpiceli Alves / 129 Páginas / Editora Universo dos Livros / ☆☆

SkoobGoodreads

Ooiiieee!

Daí estava dando uma volta no Kindle Unlimited quando me deparei com o e-book Espiritismo de A a Z do Waldon Volpiceli Alves. Baixei e sempre fui deixando para depois, até que resolvi ler.

Bora conferir todos os detalhes na resenha?

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Quais as biografias, o que viveram e fizeram grandes espíritas como Alexandre Aksakof, Arthur Conan Doyle, Victor Hugo, Leon Dennis, Chico Xavier, Yvonne do Amaral, entre outros? Como o espiritismo entende a Bíblia? Os anjos, demônios, inferno, céu, o que é tudo isso para a doutrina espírita? O que é espírito, reencarnação, metempsicose? Espírito é o mesmo que alma? O que é o Racionalismo Cristão, o Espiritismo Científico, o Espiritismo Cristão? Todas essas perguntas são respondidas neste livro. Escrita de maneira clara e objetiva, baseado em pesquisas isentas, esta obra lista não só os pressupostos básicos do Espiritismo como a sua visão em relação às outras religiões e crenças, ajudando a entender não só o Espiritismo, mas também sua visão de mundo.

Nunca a frase “estude sempre, leia bastante até para você saber os livros sérios daqueles que só querem dinheiro” fez tanto sentido.

Terminado a leitura a pergunta feita é: Senhor Waldon, você leu seu próprio livro? O senhor revisou e viu o tanto de desencontros existentes na obra?

Teoricamente Espiritismo de A a Z é tipo de um dicionário com termologias espíritas. Na prática, o autor misturou todas as crenças, jogou tudo em um balaio só e denominou de Espiritismo. Na real o livro deveria ser denominado Espiritualismo de A a Z. Ou uma Salada Mista de A a Z.

Procurei pelo autor, vi ser um escritor católico e foi seu primeiro livro “espírita”. Até aí tudo bem! Mais faltou estudo e, principalmente, ver o que estava colocando no papel.

Exemplo: Durante toda a narrativa ele denominada a Umbanda e Candomblé como espíritas, porém, na hora de descrever o Espiritismo e os Espíritas só comenta sobre Allan Kardec e as pessoas que seguem a doutrina kardecistas.

Comenta existir catequese no Espiritismo. Fiquei oi? Será que são dois anos assim como a Católica, minha gente? Segundo o autor existe um grupo chamado Emmanuelistas que seguem os ensinos de Emmanuel, mentor de Chico Xavier. Também comenta nem todos os espíritas acreditarem em Deus/Jesus.

Para “melhorar” nas partes de Allan Kardec e Francisco Cândido Xavier fala sobre suas vidas, mais precisamente, seus problemas de saúde. Fala de algumas fraudes comentadas nas respectivas épocas. Situações boas? Quase nenhuma. Também lembra sobre as outras vidas de Emmanuel mostradas em Há Dois Mil Anos e Cinquenta Anos Depois e lembra não existirem dados históricos e reais sobre as existências dos mesmos. Tudo isso em um livro, teoricamente, espírita.

Segundo o autor, existe o espirinauta, aquele que discute ou estuda o espiritismo na internet. Ooollllaaaar! Euzinha! Além de ser Emmanuelista também.

Um pouco do lado positivo é ele comentar sobre as diversas ramificações de espíritas. Pois sim! Existem os ortodoxos e científicos, ou mais popularmente conhecido como, cabeça aberta. Mais até onde eu sei, todos acreditam em Deus.

Enfim! Se você está chegando agora na Doutrina, fuja dessa obra. Mais caso você já esteja estudando e quer usar esse livro para reforçar os ensinamentos aprendidos é uma ótima pedida.

Onde Achar:

Disponível em formato físico e e-book:

(Blog ganha comissão por venda)

Já leu Espiritismo de A a Z? Me conta sua experiência de leitura nos comentários. 😉

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉

(1) Comentário
Sobre
Ooooiee! Eu sou a Juliana, mais pode me chamar de Ju. :) Nasci e moro em Porto Alegre / RS. Sou Jornalista. Amo escrever. Sou espírita e adoro um hidratante corporal. Vem conferir como é normal ser espírita....ou vice versa. :P

Você pode também gostar

Comente pelo Facebook

Deixe seu comentário

1 Comentário

  • […] depois de uma indicação de livro para não ler (Post aqui), vou me redimir e mostrar um que realmente vale a pena e é para todo […]