23/12/2019

Chico, Você é Kardec? – Wilson Garcia

Por Juliana Morgensten de Souza

Chico, Você é Kardec? / Wilson Garcia / 200 Páginas / Editora EME / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooieeee!

Antes só um aviso: Tem um novo bug no Instagram que impede a pessoa de acessar total a conta e fui uma das “sorteadas”, obviamente. 😛 O jeito é ter paciência e esperar tudo se resolver. Por aqui, continua tudo certo até o tio Mark Zuckerberg resolver ser dono de todos os blogs e sites do mundo também. 😛

Eu estava tendo uma curiosidade em saber se as pessoas achavam que Chico Xavier era a reencarnação de Kardec. Até que caiu nas minhas mãos um livro sobre isso.

Chico, Você é Kardec? foi escrito pelo autor Wilson Garcia e teve sua primeira edição lançada em 1999. A versão atual e a lida por mim foi totalmente revisada, conta com “novos argumentos” e saiu em 2015.

Bora conferir todos os detalhes na resenha.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

A partida do médium Chico Xavier para a vida espiritual, em 2002, ao contrário do que alguns pensavam, não esfriou o debate em torno da tese de que ele foi a reencarnação de Allan Kardec. O tema não só permaneceu na pauta da discussão como ganhou contornos novos, ou seja, surgiu muito mais material a respeito.

Encarando o desafio de trabalhar o assunto com isenção de ânimo, Wilson Garcia reviu este seu livro por inteiro, acertando detalhes da edição anterior, além de juntar vasta documentação surgida a partir de 1999.

Com isso, o leitor, além de estar diante de um livro quase inteiramente refeito, ainda confere o pensamento de grandes nomes da doutrina, como Deolindo Amorim, Eduardo Carvalho Monteiro, Jorge Rizzini, Herculano Pires, entre muitos outros, ofertando, assim, uma visão histórica e abrangente da questão.

No começo Wilson dá um panorama de quem foi Chico Xavier e Allan Kardec e que os mesmos fizeram pelo Espiritismo. De largada é mostrado que o médium brasileiro não gostava de ficar comentado sobre as suas vidas passadas por entender a importância de viver o hoje.

Ao longo de toda narrativa, Wilson vai mostrando as opiniões das pessoas que acham Chico ser Kardec reencarnado e também daquelas que acreditam ser uma ideia infundada.

Os que acreditam na hipótese se baseiam nos comentários de Allan Kardec nas suas obras, principalmente em Obras Póstumas quando disseram da sua reencarnação bem próxima depois do desencarne. Da falta de notícias depois de um período de tempo, coincidindo com o período de nascimento de Chico. E pelo médium mineiro “dar a entender” em diversos momentos ser Kardec reencarnado. Nesse time de acreditadores, Marlene Nobre era a presidente e sofreu várias pancadas durante o livro inteiro por causa disso.

Já no time daqueles que acreditam ser uma ideia infundada estão Herculano Pires, Richard Simonetti e Raul Teixeira. Segundo os mesmos, é impossível o espírito mudar tanto de temperamento e personalidade em “tão pouco tempo”, Kardec continuou se comunicando sim depois do nascimento de Chico Xavier e o quanto Chico era humano, apesar da maioria colocá-lo em um pedestal sem defeitos.

Garcia vai comparando as personalidades totalmente de opostas de Kardec e Chico, pois o primeiro era mais um pai severo, mega estudioso e filosófico. Já o segundo era mais maternal, humano e puro coração. E tenho para mim que ele não respondia nada quanto a essa questão por humildade. Afinal, adiantaria responder algo de concreto quando a pessoa já está convicta sobre o assunto?

O livro também fala sobre as psicografias pós desencarne de Chico. O mesmo combinou códigos com 3 pessoas para não duvidarem que quem estava enviado a mensagem era ele mesmo. E isso até agora não aconteceu, inclusive uma das pessoas também desencarnou.

Sinceramente eu levei um susto ao ver como essa questão foi tão debatida e, muitas vezes, se tornou mais importante que a própria Doutrina. É natural querermos saber a nossa vida passada, porém, parecia que era imprescindível para alguns Chico ser a reencarnação de Kardec, mais até sobre qualquer outro fator do Espiritismo.

Eu tenho pra mim a complementação dos dois. Um começou na teoria e o outro mostrou na prática. Mais as personalidades e essências são totalmente opostas. E quem garante que Kardec não estava ajudando de alguma forma do plano espiritual, não é mesmo? Creio eu que teria mais sucesso intercedendo por lá.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é mega fluída e envolvente. Se você tiver tempo consegue ler em um dia.

Onde Achar:

Disponível somente em formato físico:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂