05/05/2020

Luto: Como Superar Essa Fase – Tatiana Benites

Por Juliana Morgensten de Souza

Luto: Como Superar Essa Fase / Tatiana Benites / 70 Páginas / Amazon /☆☆☆☆☆

Goodreads

Oooieeee!

Querendo ou não, sendo atingido ou não, estamos em um período de luto. Tanto pelo desencarne coletivo quanto pelos parentes que não podem ter as tradições de se despedirem “fisicamente” dos seus entes com velórios e enterros “normais”, digamos assim e isso se expande a todos os tipos, mesmo não sendo pelo Covid-19.

Com isso, acabei me jogando no e-livro Luto: Como Superar Essa Fase da autora Tatiana Benites. É uma obra espiritualista e ecumênica.

Bora conferir todos os detalhes na resenha.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

O luto é a fase que vivemos após a perda de alguém querido. Cada pessoa reage de uma maneira diferente a essa situação. Algumas pessoas nesse período podem experimentar sentimentos como tristeza, susto, choque, revolta, culpa, solidão, ausência, desamparo ou também alívio.O luto só existe, porque existe amor, se não houvesse amor não haveria a dor da perda.O objetivo deste livro é trazer a reflexão sobre o período de luto com foco na superação para transformar o sentimento de dor em saudades e lembranças de amor.

Em menos de 100 páginas, a autora dá orientações práticas de como superar essa fase. São 16 capítulos que abordam o luto em si, a importância de viver esse momento, a despedida, saudade, o luto é o resultado do amor, aprendizados, gratidão, como desfazer de objetos e pertences, como falar com as crianças sobre a morte e luto e ações para superar esse momento para não se culpar, liberar as emoções, expressar sentimentos, dar tempo ao tempo e procurar apoio.

Além disso, a autora conta duas histórias lindas sobre esses momentos, em especial, a importância da sinceridade com as crianças, quando um momento triste transforma-se em uma situação lúdica e bonita ao mesmo tempo.

Outros dois pontos importantes a serem ressaltados: Os objetos e roupas do falecido. Não é porque você passou para frente que o ente perdido torna-se menos importante na sua vida. Ele continuará sempre nos seus pensamentos de forma saudável e com boas lembranças. E também essa questão de não conseguir despedir e o que a pessoa precisa fazer para libertar esse sentimento de culpa ou qualquer outro nome colocado a essa sensação.

O livro é bem parecido com a obra Deixe-Me Partir da autora Tânia Fernandes de Carvalho (Post aqui), com a diferença de ser mais para todos e prático.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é mega fluída. É possível ler em um dia se tiver tempo e não estiver passando pelo período abordado. A diagramação é uma fofura a parte. Com figuras singelas e discretas que colocam um ponto de leveza em um tema tão triste.

Onde Achar:

Disponível em formato físico e e-book:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉