27/09/2020

Hidratando a Alma: Palestra “Espiritualidade nas Situações Limites: A Visão Médica” – Ana Cláudia Quintana Arantes

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooieee!!

Partiu hidratar a alma nesse domingão com a palestra espiritualista de hoje que é com a Ana Cláudia Quintana Arantes com o assunto “Espiritualidade nas Situações Limites: A Visão Médica”. O evento aconteceu no dia 7 de Novembro de 2016 no Instituto Camiliano de Pastoral da Saúde em São Paulo – SP.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

A palestrante começa falando sobre o seu histórico como médica e lembra ter terminada a residência com uma grande inquietude porque nada na faculdade responde a como cuidar do sofrimento das pessoas. Fala que essa questão ainda está distante da medicina e o sofrimento humano está vinculada a boa vontade, piedade, pena ou algo muito raso perto da importância. Diz sobre a importância de se olhar com outra perspectiva para o padecimento humano.

Aborda ter encontrado as respostas para os seus anseios em uma área chamada cuidados paliativos, onde o Brasil ainda é considerado de segunda linha e que os mesmos possuem 5 dimensões, sendo elas a física, emocional, social, familiar e espiritual.

Discorre de quando trabalhava no Hospital das Clínicas em SP e exigiu um capelão na equipe para o mesmo avaliar e fazer uma triagem das pessoas e seus sofrimentos espirituais, sempre respeitando as crenças de cada paciente.

Ana Cláudia lembra que a verdadeira expressão de espiritualidade, respeita a escolha de cada um e com o apoio do capelão na equipe o índice de sedação paliativa foi reduzido. Depois, a médica começa a dar aulas em slides sobre o sofrimento humano e suas dimensões já comentadas anteriormente, diz que a expressão “tenha fé” é a frase mais nociva e cruel a ser falado e conta uma história sobre a melhor denominação de fé já ouvida por ela.

Fala sobre o melhor caminho espiritual não depende da religião e sim da própria pessoa, sobre as crenças religiosas influenciarem nas decisões médicas e que são os médicos os mais interessados em estudar os efeitos da religiosidade e espiritualidade na saúde.

Brinca dizendo sobre Deus ajuda em todas as áreas da assistência e não somente na UTI. Lembra da importância dos pacientes terem decisões e saberem das suas reais condições, mesmo com cuidados paliativos e que o sofrimento espiritual mora em um espaço onde somente os corajosos enfrentam.

Comenta sobre a morte trazer lucidez, discernimento e compaixão nas pessoas, inclusive naquelas que recebem os diagnósticos terminais, fala sobre os domínios pessoais, discorre sobre um estudo feito sobre custo-benefício e seus resultados e as dualidades entre atividade e espera, desejo e esperança. Por fim, lembra as preces decoradas, a verdade não ser um conceito e sim uma experiência, fala sobre as ações éticas e diferencia empatia de compaixão.

Ana Cláudia, como sempre, sendo maravilhosa e transmitindo seus conhecimentos espirituais com muita leveza, calma e estudo. Maravilhosa!

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉