04/10/2020

Hidratando a Alma: Palestra “O Jovem e a Mediunidade” – Leonardo Machado

Por Juliana Morgensten de Souza

Ooooieeee!!!

Partiu hidratar a alma nesse domingão com a palestra espírita que hoje é com Leonardo Machado e o assunto O Jovem e a Mediunidade. A live aconteceu no dia 12 de setembro de 2020. Sim! Enfim me rendi as panlestras / covidlestras por aqui. 😛

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

Leonardo inicia lembrando sobre a temática a ser discutida e sua importância e necessidade porque é no período da juventude que acontecem os primeiros sinais da mediunidade.

Comenta ser comum a maioria dos médiuns apresentarem “sintomas” dos dons mediúnicos na juventude lá pelos 14,15 e 17 anos. Cita os exemplos de Francisco Cândido Xavier, Divaldo Pereira Franco e Raul Teixeira, onde essas questões apareceram ainda nas suas infâncias.

Relembra que grande parte dos médiuns que ajudaram na Codificação Espírita eram jovens e depois discorre de como sua mãe entrou para a Doutrina Espírita, o que fez ele e seu irmão já nascerem dentro do Espiritismo.

Diz sobre seu mais novo livro escrito junto com a esposa e em parceria com a Federação Espírita Brasileira e que entrevistarem o Divaldo para analisar a sua vida tanto como médium quanto como indivíduo normal e o que diferencia o quadro dele como mediúnico e não de transtorno mental.

Fala que como psiquiatra, vê importância do estudo da mediunidade, mesmo em aqueles com dons mediúnicos mais leves. Depois cita e indica o livro A História do Espiritualismo, escrito por Arthur Conan Doyle e começa a discorrer sobre a história da obra e do autor junto as questões espirituais.

Comenta sobre os Centros Espíritas e as questões energéticas dos locais das palestras em tempos de pandemia, lembra o charlatanismo e a quantidade de Centros Espiritualistas na Inglaterra. Fala sobre as diferenças encontradas por Conan Doyle sobre o Espiritismo e o Espiritualismo e a dificuldade que foi encontrar os livros espiritualistas do autor na Europa.

Por fim, responde as perguntas das jovens do Departamento de Infância e Juventude da FEP, entre elas, qual o aprendizado da mediunidade para os jovens, a maneira de como o jovem se comporta no cotidiano e assuntos polêmicas influencia nos dons mediúnicos, como o médium sensitivo diferencia manifestação mediúnica de intuição e se os espíritos escolhem em quais reuniões mediúnicas vão se manifestar.

Adorei a live, o assunto e tudo que foi abordado. Feliz em ver que estão entendendo a importância do jovem na Doutrina Espírita e que a mediunidade não surge depois dos 30. Sempre está ali e quanto mais cedo o jovem médium ter consciência e aprendizado com linguagem fácil, melhor para todos. 🙂 Que ótimo começo das covidlestras. 😛

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉