15/11/2020

Hidratando a Alma: Palestra “Relacionamentos e Sexualidade” – Home Office Espírita

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooieeee!!!

Partiu hidratar a alma nesse domingão com a covidlestra de hoje: Relacionamentos e Sexualidade, onde a live foi realizada pelo Home Oficce Espírita no dia 5 de Outubro de 2020.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

As meninas começam falando sobre o assunto da live ter surgido através do estudo feito pelo quarteto e começam as apresentações das participantes. Depois comentam a importância de se falar sobre o assunto e os motivos da abordagem sobre sexo ainda ter muito preconceito e ser um tabu.

Começam a discorrer sobre os assuntos da live e comentam sobre as diferenças entre instinto e sentimento, de como identificar essas diferenciações e o instinto ser uma atração mais superficial. Após discorrem sobre paixão e amor e igualmente comentam as diferenças entre as mesmas e interligam paixão com instinto e sentimento com amor. Também citam estudos e questões neurológicas sobre o tema.

Lembram que não é necessário eliminar a paixão para a evolução, sim fazer bom uso da mesma e a necessidade do equilíbrio. Depois discorrem sobre os diferentes estágios do amor, como ele se dá no cotidiano e de como o usá-lo de forma contínua nos relacionamentos.

Dizem sobre os amores eros, philia, ágape, as fases citadas por Joanna de Ângelis e também os livros de estudo Vida e Sexo de Chico Xavier em parceria com o espírito Emmanuel e Amor a Dois do Andrei Moreira.

Falam sobre as questões sexuais e suas energias, onde as mesmas são a segunda maior força só perdendo para o amor. Relembram sobre a energia sexual não ser somente no ato e também nas palavras, sentimentos e emanações de energia de modo geral.

Comentam sobre os tabus em torno do assunto e os motivos de ainda não se conseguirem falar sobre e que muitos ainda acham que para falar sobre é necessário ter uma sexualidade perfeita. Depois falam sobre o surgimento do estudo feito por elas, onde perceberam a necessidade de falar sobre o assunto sexo publicamente. Dizem que se evitariam tantos problemas e desgastes se o assunto fosse mais abordado.

Falam sobre o Espiritismo convidar para a educação da sexualidade e não é errado fazer sexo e discorrem sobre o ato sexual ser muito mais do que somente físico ou uma necessidade fisiológica e sim é um atributo do espírito e uma força criadora e lembram que o errado é a leviandade e sem responsabilidade que o assunto é tratado e feito.

Abordam também sobre a importância do auto conhecimento e auto educação, do tabu de falar sobre sexo nos tempos das suas avós, que atualmente se puxa para o outro extremo e a necessidade de se encontrar o caminho do meio para falar o assunto sexo.

Por fim, lembram como o meio exterior pode afetar a sexualidade, a psicosfera do momento do ato sexual, o abandono, traição e os sentidos que se dá para o sexo. Relembram os fatos importantes antes de se entrar em uma relação, entre eles a pessoa querer aquele envolvimento ou um envolvimento qualquer e a existência do diálogo, também o quanto as experiências dos relacionamentos anteriores são importantes para os próximos e as problemáticas dos ciúmes e dos joguinhos emocionais.

Adorei a live e principalmente de como o assunto foi abordado. Com leveza, muito aprendizado, quebrando tabus e tirando mais um pouquinho o Espiritismo da caixa. Sensacional! Tamo juntas, meninas!

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉