07/02/2021

Hidratando a Alma: Palestra “Tendências Suicidas: Abordagem Médico-Espírita” – Arismar Léon

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooooooieeee!!!!

Partiu hidratar a alma nesse domingão com a palestra espírita que hoje é com Arismar Léon e o assunto “Tendências Suicidas: Abordagem Médico-Espírita”. O evento aconteceu no Encontro Estadual de Atendimento Espiritual em Joinville (interior de Santa Catarina) em abril de 2019.

Lembrando que: O assunto e a palestra em si possuem muitos gatilhos, portanto, não assistir se você ser / estiver emocional ou espiritualmente sensível. Em caso de ajude, entre em contato com o CVV.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

Nos dias atuais, além da pandemia já conhecida, uma outra prossegue silenciosa, ainda mais escondida e agora também travestida de covid-19. Portanto, escolhi essa palestra para setembro amarelo é o ano inteiro e independente do que estiver ocorrendo no mundo.

O palestrante começa falando que o tema abordado é muito sensível, porém, necessário ser abordado de forma ampla para as Casas Espíritas terem ferramentas para acolhimento desses irmãos.

Diz sobre um trabalho de mestrado feito em 2015 onde foi mostrado a procura nos Centros Espíritas de São Paulo foi maior que todos os atendimentos realizados pela USP, Escola Paulista de Medicina e Santa Casa e fala que é uma realidade onde todos precisam enfrentar porque está na sociedade, lares, amigos e mostra um gráfico de como abordar o tema de forma epidemiológica, filosófica e médica.

Comenta sobre o momento de derrubar tabus e começa a discorrer sobre as medidas preventivas, sendo a educação a primeira delas e após mostra as ficções e fatos sobre o assunto.

Lembra que o suicídio é uma questão de saúde pública e fala sobre outra pesquisa onde foi mostrado alto índice em religiosos, principalmente entre os espíritas. Depois o palestrante começa a discorrer sobre os dados apresentados pela OMS nos períodos de 2012 até 2015, diz que a maior taxa de casos acontece no calor em locais com maior rigidez cultural e também entre crianças e adolescentes.

Discorre sobre os principais fatores de risco como doenças mentais, aspectos sociais e psicológicos, condição de saúde ilimitante e suicidabilidade e fala sobre a problemática da depressão e que os transtornos mentais são uma doença da alma com expressão física.

Fala sobre os depressivos, onde os mesmos além de tratados no Centro Espírita, necessitam de auxílio médico e aborda os sinais de alerta tanto para a depressão quanto para o suicídio. Também mostra alguns aspectos psicológicos à luz da Doutrina Espírita sobre esses dois assuntos e comenta que, pela Lei Divina, não existem casos iguais de suicídio, todos possuem atenuantes e fatores agravantes e faz um paralelo dos fatos com as obras da codificação espírita escritas por Allan Kardec.

Relembra sobre as histórias dos sobreviventes de Auschwitz e os motivos dos mesmos não cometerem suicídio e diz que o ser humano precisa ter um sentido para a sua vida e é aí que a Doutrina Espírita entra, comenta o que pode ser feito para combater essas adversidades e a importância de levar o filho na evangelização ainda quando se é criança e fala sobre a infantocracia.

Por fim, fala sobre a importância das instruções corretas de sentimentos ainda na infância porque quem observa as emoções em si, acaba vendo no outro também e tendo uma maior indulgência, conta histórias suas profissionais quanto a esses fatos, a prevenção na família, como agir com essas questões nas Casas Espíritas e o trabalho no CVV.

Que surpresa maravilhosa e tão necessária para o momento, independente da questão do suicídio. Você aprende com leveza, praticidade e com muita informação.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉