15/02/2021

A Morte Na Visão Do Espiritismo – Alexandre Caldini Neto

Por Juliana Morgensten de Souza

A Morte Na Visão do Espiritismo / Alexandre Caldini Neto / 224 Páginas / Editora Sextante / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Ooooieeee!!!

Enfim criei vergonha na cara e resolvi me jogar em uma indicação de livro que uma seguidora lá no Instagram já vinha me fazendo a tempos: A Morte Na Visão do Espiritismo do autor Alexandre Caldrini Neto. E que arrependimento não ter me jogado antes.

Mas bora conferir todos os detalhes na resenha abaixo.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Todos nós, mais cedo ou mais tarde, teremos que lidar com a morte. Inspirado pela conversa com uma adolescente que estava sofrendo com a morte inesperada da mãe, Alexandre Caldini compartilha o que aprendeu sobre o assunto em mais de 30 anos de estudo da filosofia espírita. Suas lições nos ensinam a lidar melhor com a partida das pessoas que amamos e também ajudam na preparação para a nossa morte. Afinal, afirma o autor, assim como nascer, morrer é apenas uma etapa da vida. De forma clara e delicada, Caldini desvenda os princípios básicos do espiritismo e esclarece as principais dúvidas sobre a morte e outros temas relacionados.

A obra possui duas grandes partes e com vários subtópicos dentro das mesmas. Inicialmente, o autor tenta ao máximo se aproximar do leitor e denomina quem está lendo o seu livro de Maria. Simples e aconchegante, não é mesmo!?

Por isso, a obra inicia contando para a Maria os motivos da narrativa, algumas observações e agradecimentos do autor e, aí sim, parte para os esclarecimentos de modo geral e amplo, termina com a conclusão e, por fim realmente, explica a história do Espiritismo.

Na primeira grande parte temos os conceitos básicos do Espiritismo, onde é falado sobre os espíritos, morte, desencarne ou passagem, encarnação, livre-arbítrio e causa e efeito, responsabilidade e culpa, justiça, reforma íntima, valores e lema.

Já o segundo grande capítulo é como o Espiritismo entende a morte e é abordado sobre a vida para a Doutrina Espírita, espírito, períspirito e corpo, um vida ou muitas vidas, a lógica da encarnação, uma única vida e várias encarnações, o plano reencarnatório, quanto tempo demora para a reencarnação, porque não sabemos quem fomos em outra encarnação, estágios diferentes, reações e experiências diferentes, Deus, como se preparar para a morte, morrer é natural, porque tememos a morte, viver muito ou viver bem, o sumiço das funerárias, a conversa com alguém que está prestes a morrer, não ter pena de quem morre, qual a idade certa para morrer, pena de morte, justiça divina, tristeza, preocupação, saudade, viajar para esquecer, morte e amadurecimento, experiência de quase morte, espíritos de parentes e amigos, depois do desencarne, ecos, apego, atenção ao que importa, céu e inferno, suicídio, o espírito sentir dor, assassinato, os anjos, aborto, parentesco e afinidade, quem é nossa família, morte por acidente, eutanásia, cremação, doação de órgãos, as roupas do falecido, sonhos, comunicação com os mortos, entre outros.

Em todos os momentos o autor vai refletindo de uma forma bem natural e cotidiana, sendo impossível a Maria não se identificar com o que está sendo passado. Além disso, Caldrini comenta sobre algumas questões polêmicas como a crença do filho morrer antes dos pais e o quanto antigamente era natural a morte.

Os capítulos em si possuem um padrão onde começa com o nome do capítulo, o texto e suas explicações e termina com uma frase edificante, sendo a maioria de Sêneca.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é mega fluída e envolvente. Para quem está iniciando agora no Espiritismo é uma ótima pedida inicial. Só cuidado para não levar um susto nos temas mais polêmicos e que fogem do tradicional tão pregado ao longo dos anos.

Adorei meu primeiro contato com a escrita do autor. É a mesma sagacidade e praticidade das suas palestras, ou seja, hidratando a alma com muito aprendizado e leveza. E já estou curiosíssima para ler o outro livro da série chamado A Vida Na Visão Do Espiritismo.

Onde Encontrar:

Disponível em formato físico e digital:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉