06/04/2021

Amorosos Enigmas – Hyarbas Olavo Ferreira

Por Juliana Morgensten de Souza

Amorosos Enigmas / Hyarbas Olavo Ferreira / 191 Páginas / Dag Gráfica e Editorial / ☆☆☆☆☆

Goodreads

Oooieeee!!!

Daí eu peguei para ler Amorosos Enigmas do autor Hyarbas Olavo Ferreira e publicado pela Dag Gráfica Editorial.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Você sabe o que é o Amor? Não sabe. Nem eu. Jesus sabe, e também sabe quando e onde plantar, tem sementes que levam milênios para germinar. Para crescer, florescer, frutificar, sabe-se lá o tempo que leva. Foi por causa disso. O Mestre começou cedo. Muito antes da Sua vinda, semeadores, vindo, que Ele mandou. Até Confúcio veio, para dar palpites, explicando o que possamos entender, porque essa coisa de Amor é a mais complexa de simplicidade. Vá você entender, depois de ler.

A obra é um romance espírita / espiritualista antigo e foi escrito em 1987, tendo algumas adaptações em 2009 e possui, ao todo, 24 capítulos.

Inicia com uma introdução muito diferenciada sobre as dez diferenças entre dois seres totalmente diferentes, depois passa para o prefácio e daí sim começa a narrativa.

A obra conta a história de um grupo de indivíduos ao longo dos tempos e encarnações. Por sempre existir mediunidade e espiritualidade, os mesmos as utilizavam das formas que achavam corretas para aquela época determinada.

Os personagens principais são Chiuan, Haim, Itzrak, Irma e Haya que começam como pais e filhos, enfrentam as dificuldades religiosas tão comuns antigamente. Além deles, temos Josiel que é o narrador oficial do livro e ele tinha muita sensibilidade e sempre que dormia fazia desdobramentos conscientes.

E a partir de então, Amorosos Enigmas vai mostrando ao leitor todo o desenrolar emocional e espiritual dos personagens, o aparecimento dos semeadores do amor, Aron e Haim e a ligação com a alquimia e a pedra filosofal, o evangelho de Jesus, Paulo, a história e a filosofia e o surgimento de Deus como Inteligência Suprema, que naquela época, foi considerado como uma semente da China.

Depois é mostrado a era Confúcio, a ajuda irrestrita de Miraluz, a continuação do “espalhamento” das sementes espirituais, as exéquias festivas, o aparecimento de Yavned e Aliah que se torna um personagem importante para a trama, o nascimento de Josiel, a importância dos guias espirituais, a moça do Harém e as questões do Sultão, a chegada dos ciganos, seus costumes e o jeito próprio de espalhar as sementes espirituais, o dia do karma, êxodo e o surgimento da Doutrina Espírita.

A narrativa no seu todo vai misturando Espiritualidade com questões pessoais, amadurecimento emocional, envolvimentos amorosos e cármicos e sempre deixando claro os motivos do livro se chamar Amorosos Enigmas, ou seja, muito amor com questões espirituais no seu todo sendo chamados de enigmas. Interessante, não é mesmo?

O livro é bem diferenciado e parece que foram escritas em épocas totalmente distintas. O começo parece realmente de 1987, com uma rica bagagem histórica sobre fatos da Espiritualidade e suas várias vertentes e depois em 2009, já bem mais atualizado e colocando termos em inglês do nada em meio a narrativa. Sabe aquele lance de vou terminar a obra que meu pai deixou inacabada!? Pois então. Senti muito essa vibe.

O texto no seu todo é de fácil entendimento e a leitura é meio truncada devido a tantos fatos históricos e importantes para a história no geral.

Eu terminei a leitura achando bastante interessante, mas confesso o que mais achei incrível foi o modo diferenciado da obra como um todo. Total fora da caixa que todos estamos acostumados.

Onde Achar:

Disponível somente em formato digital:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉