25/04/2021

Hidratando a Alma: Palestra “Entendendo o Egoísmo” – Rafaela Motta

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooieeee!!!

Partiu hidratar a alma nesse domingão com a covidlestra que hoje é com Rafaela Motta e o assunto “Entendendo o Egoísmo”. A live aconteceu no canal da Comunhão Espírita de Brasília e foi realizada no dia 10 de Abril de 2021.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

A palestrante inicia falando que a intenção do tema da palestra tem o intuito de buscar de onde vem o egoísmo, o mesmo é o exagero do próprio ego e discorre as palavras de Joanna de Ângelis sobre o assunto.

Diz sobre todos sermos responsáveis pelo próprio destino e escolhas e ninguém quer se responsabilizar por essas questões, lembra da necessidade da humildade em reconhecer que sempre existe algo a trabalhar dentro de si e fala das diferenças e igualdades entre orgulho e egoísmo.

Fala sobre a importância da individuação que é a consciência do ser e todos irão chegar a Deus, porém, a caminhada, a forma e a chegada são diferentes e individuais e discorre sobre algumas frases citadas no Evangelho como a humildade igualar os homens.

Comenta de como perceber de quando o egoísmo estiver um pouco a mais, a verdadeira posse, o profundo egoísmo da alma e discorre sobre 3 grandes exemplos de situações sobre o assunto. O primeiro é o nível de insensibilidade perante o sofrimento do próximo e também lembra de quando se vai correndo ao Centro Espírita quando algo lhe acontece sem querer ver os motivos interiores, a problemática de ser humilde e solidário apenas na Casa Espírita e o verdadeiro egoísta assim como o verdadeiro espírita são manifestados quando ninguém está olhando.

Aborda a diferença entre auto amor e olhar o próximo com igualdade, a verdadeira reforma íntima e parte para o segundo grande exemplo que é a indiferença em relação ao próximo, principalmente com aqueles parentes e amigos do cotidiano e o mesmo ocorre quando acontece o desprezo e desconsideração ao e com o semelhante.

Lembra que, muitas vezes, o egoísmo é um mecanismo de fuga, de não olhar para os próprios defeitos e jogar todos nos outros e também a problemática de se ter a sua própria opinião e convicções e não aceitar essas mesmas questões no próximo.

Por fim, fala sobre o terceiro grande exemplo e cita o julgamento, ou seja, o egoísta se vê como alguém tão superior que emite julgamentos sobre o próximo e muitas vezes sem saber, principalmente relacionado a fofoca. Depois comenta sobre o egoísmo nos relacionamentos, sempre projetar todas as questões nos outros e a importância do auto conhecimento e análise.

Apenas que Rafaela está cada dia mais incrível e arrasando demais com o cabelo cabelo, com ar de madura e palestrante nível intermediário na Doutrina Espírita, sem perder o famoso “fora da caixa” e falando das questões espirituais a sua maneira. Maravilhosa e cada dia mais fã.

https://www.youtube.com/watch?v=DQ8ZrcfetRQ

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉