24/05/2021

O Redentor – Edgar Armond

Por Juliana Morgensten de Souza

O Redentor / Edgard Armond / 197 Páginas / Editora Aliança / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Ooiiieee!!!

E daí a Editora Aliança colocou alguns e-books disponíveis no Kindle Unlimited e resolvi me jogar na obra O Redentor do autor Edgard Armond.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Levantamento amplo e irrestrito sobre a vida, a personalidade, a Doutrina e os fatos mediúnicos notáveis que marcaram a trajetória do Cristo na Terra, em uma linguagem acessível e concisa. Mais que isso, nos faz compreender melhor a importância de Jesus como guia espiritual da humanidade terrena, reconhecendo o Espiritismo como sendo o próprio Cristianismo redivivo. Um dos livros mais lidos e interessantes sobre o Mestre da Galiléia, dentro da literatura espírita.

O autor é o mesmo de Os Exilados de Capela e, por isso, estava esperando uma leitura mais truncada e densa. Mas o livro em si é bem fluído e entendível em todos os momentos.

Ao todo, O Redentor possui 45 capítulos já com a conclusão, além do prólogo e do adendo e aborda as questões espirituais e gerais dos tempos de Jesus.

O primeiro capítulo fala sobre os evangelhos apócrifos, o apocalipse e nos próximos capítulos vem abordando a tradição messiânica, o nascimento do Messias e suas profecias, as controvérsias doutrinárias, os reis magos, exílio no estrangeiro, a cidade de Nazaré, Jerusalém, Jesus no templo, o grande templo judaico, reis e líderes, as seitas nacionais, a fraternidade essênia, os costumes da época, Jesus e os essênios, o precursor, o início da tarefa pública, os primeiros discípulos, volta a Jerusalém, as escolas rabínicas, Nicodemo Ben Nicodemo, regresso à Galiléia, na sinagoga de Nazaré, a morte de João Batista, os trabalhos na Galiléia, pregações e curas, outros lugares, hostilidades do Sinédrio, Maria de Magdala, o desenvolvimento da pregação, o quadro dos discípulos, consagração e excursões, a cena do Tabor, as parábolas, o sermão do monte, abandono da Galiléia, últimos atos no interior e em Jerusalém, o encerramento da tarefa planetária, prisão e dispersão, tribunal judaico, o julgamento de Pilatos, para o Calvário e nos dias da ressurreição.

Durante toda a narrativa, o autor vai discorrendo sobre os fatos ocorridos na época, desmembrando os boatos, como eram as questões espirituais, as visões diferenciadas dos presentes naquele tempo e mostrando e discorrendo sobre a personalidade de cada personagem participante e, hoje em dia, tão conhecidas e comentadas.

Outro ponto a ser destacado e que achei sensacional foi no capítulo das Parábolas, onde as mesmas são colocadas em três classes: Usos e Costumes Sociais com os dez talentos, o bom samaritano, o rico e o pobre e os primeiros lugares, Assuntos Domésticos e de Família com o filho pródigo, o bom e o mau servo, o mordomo infiel, o homem previdente e o reino dos céus e Vida Rural com o semeador, o trigo e o joio, o grão de mostarda, a ovelha desgarrada, a figueira que secou e o bom pastor.

Além disso, a diagramação é lindíssima e padrão: O número do capítulo, o título, um desenho bem delicado e o texto em si.

Como disse anteriormente, o texto é de fácil entendimento e a leitura é fluída em todos os momentos e bem diferente de Os Exilados de Capela. E foi muito bom ver uma escrita leve e mais gente como a gente do autor.

Onde Achar:

Disponível em formato físico e digital:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉