27/06/2021

Hidratando a Alma: Palestra “O Sentimento, O Pensamento e a Ação na Edificação do Amor” – Haroldo Dutra Dias

Por Juliana Morgensten de Souza

Ooooiieee!!!

Partiu hidratar a alma nesse domingão com a palestra espírita que hoje é com Haroldo Dutra Dias e o assunto “O Sentimento, O Pensamento e a Ação na Edificação do Amor”. O evento aconteceu em Fevereiro de 2020 no 36º Congresso Espírita de Goiás em Goiânia.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

Inicialmente é lembrado a biografia do palestrante, depois o próprio Haroldo fala da importância do evento dentro do calendário espírita e a ligação do assunto da sua palestra com o tema do congresso. Depois diz que irá abordar sobre o amor palpável, daquele construído com eficiência, eficácia e com segurança e não pode prescindir de um projeto de engenharia e arquitetônico.

Lembra sobre abordar o amor de forma individual e começa a discorrer sobre o capítulo 30 do livro Pensamento e Vida de Francisco Cândido Xavier em parceria com o espírito Emmanuel e onde é comentado sobre o modelo de amorosidade de Deus e que, independente da sua escala evolutiva, será amado e banhado com o amor Dele e o amor demanda sabedoria e beleza para se expressar com toda a grandeza e profundidade.

Comenta que, ao contrário dos filmes e músicas, o amor não é uma encomenda de delivery de comida, sobre o fluído cósmico quando o mesmo está envolto do amor divino de Deus e ninguém estar sozinho porque todo mundo esta mergulhado no plasma divino.

Depois fala sobre a metáfora do hálito, Deus ter criado tudo somente com a palavra e a organização biológica da espécie humana na figura de Adão e começa a discorrer sobre os aspectos negativos do Amor Divino segundo as palavras de Emmanuel e que o amor de Deus é gratuito, não importando o degrau evolutivo que o indivíduo se encontre.

Relembra sobre toda pessoa querer ser amada, inclusive aqueles que estão nas penitenciárias e desejam receber as visitas dos seus respectivos seres amados. E após falar sobre o projeto sobre o amor, começa a discorrer sobre como edificar essa questão e conta uma história sua em uma audiência com um preso que, depois de 4 homicídios, encontrou o amor e a regeneração junto com uma ex prostituta.

Haroldo, então, fala sobre o amor tradicional e conhecido por todos, lembra as palavras de Allan Kardec e seu comentário sobre o espírita sempre estar de olho nos avanços da ciência para reformular seus conceitos e ser fiel a verdade. Depois aborda a diferenciação entre emoção e sentimento e cita um texto do autor Erick Kandel no livro Princípios de Neurociência no capítulo 48 que aborda a diferença dos dois.

Comenta sobre a construção e edificação do amor a partir da matéria prima e mistura de muitos fatores é um grande desafio, o verdadeiro amor é vão e cada indivíduo faz sua própria escultura, cita um pensamento de Auguste Rodin sobre o amor e a importância de se ir retirando o excesso e esculpindo o sentimento amor. Por fim, discorre sobre as palavras mais conhecidas contidas na primeira carta aos Coríntios no capítulo 13 e depois vai para as partes mais escondidas do texto, lembra as competições, diferenciações entre apenas ajudar e oferecer caridade e amor e que cada um ama de forma única, as diferenças entre amor e possessividade e a importância da verdade.

Haroldo sempre incrível e cada vez mais fazendo aquele aprendizado com muita leveza e sabedoria. Muito bom!

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉