25/10/2021

Iniciação Espírita – Edgard Armond

Por Juliana Morgensten de Souza

Iniciação Espírita / Edgard Armond / 616 Páginas / Editora Aliança / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooiieee!!!

E daí peguei para ler a obra Iniciação Espírita do autor Edgard Armond e que teve sua edição ampliada pela Editora Aliança com os materiais disponibilizados na escola da Aliança Espírita Evangélica. Ou seja: O livro deu mais de 600 páginas. E sim! Li dois calhamaços na sequência. E ótimos igualmente, ainda bem. Nem eu estou ainda acreditando neste feito.

Mas partiu conferir todos os detalhes na resenha abaixo.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

A Escola de Aprendizes do Evangelho é uma das mais veneráveis instituições de natureza religiosas já criada para promover o aprimoramento moral do ser humano. Desde 1950, milhares de pessoas já ingressaram nesta escala iniciática, de cunho cristão, totalmente aberto e de compromisso espirituais, iniciando uma transcendente e contínua jornada para procura do Bem e da  Verdade. Esta Iniciação Espírita condensa a matéria apresentada para estudo dos aprendizes que ingressão nos quadros da Escola através da Aliança Espírita Evangélica, não para procurar o mero aculturamento, mas como afirma Edgard Armond visando despertar da necessidade urgente e imperativa da reforma íntima e da exemplificação dos ensinamentos que o cristo nos legou.

Ao todo, o livro possui 70 capítulos com vários subtópicos dentro e mais as preces e hinos, apresentação e como servir antes e os anexos depois.

Inicia falando sobre um parecer geral do mundo e seu começo como a criação, o planeta, as raças primitivas, governo dos juízes, separação dos reinos, história de Israel e a dominação estrangeira, redentor e todas as interpretações, individualizadas e desmembradas, do Sermão do Monte. Continua falando sobre a fundação da Igreja Cristã, a história de Paulo de Tarso e os apóstolos e as epístolas.

A partir do item 30 chamado Ciência e Religião, iniciam-se os temas mais espirituais como o pensamento e a vontade, a lei de ação e reação, a medicina psicossomática, curas e milagres do Evangelho, cosmogonias, histórico da evolução dos seres vivos, as leis universais como a do trabalho e do amor, normas da vida espiritual e evoluções anímicas.

No item 50 e seguindo é mostrado todas as questões do mundo espiritual como a categoria dos mundos, imortalidade, reencarnação, regras para a educação, conduta e aperfeiçoamento dos seres, iniciação espiritual, estudo do perispírito, o espírito e o sexo, problemas da propagação, grau de servidor, evolução do homem animal, vícios e defeitos, preconceitos e a vida plena.

Por fim, os anexos são orientações para preparações dos trabalhos espirituais e todas as ações e questões espirituais e sociais da Casa Espírita em questão.

O texto é de fácil entendimento e a leitura depende da sua intenção com o mesmo. É uma ótima obra para quem quer mais conhecer mais profundamente o Espiritismo e a Espiritualidade também. Me vi muito voltando a Escola Básica da Casa Espírita que frequento e onde iniciei minha jornada de descobrimento espiritual, digamos assim. Inclusive até a sequência é a mesma: Conhecer todas as questões religiosas como um todo e, aos poucos, ir adentrando nos tópicos mais conhecidos da Doutrina.

Também é uma excelente obra para estudos e suporte para os livros da codificação espírita. A mistura de uma obra com linguagem antiga junto com uma mais moderna e detalhada dá um match incrível.

Onde Achar:

Disponível em formato físico e digital:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂