10/11/2021

A Missão e os Missionários – Gladis Pedersen de Oliveira

Por Juliana Morgensten de Souza

A Missão e os Missionários / Gládis Pedersen de Oliveira / 288 Páginas / Editora Francisco Spinelli / ☆☆☆☆☆

Skoob

Oooiieeee!!!

E daí peguei para ler A Missão e os Missionários da autora Gladis Pedersen de Oliveira e lançado pela Editora Fergs.

O livro conta a biografia de Cecília Rocha e também do surgimento da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil no Brasil e no mundo. Sabe aquela simbiose do bem!? Pois então.

Partiu conferir todos os detalhes na resenha abaixo.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

O livro pretende resgatar a trajetória espírita de Cecília Rocha: é um passeio pelo passado, trazendo para o presente fatos, acontecimentos e realizações que marcaram época e colaboraram decisivamente na marcha evolutiva do movimento espírita em nosso país e além fronteiras! São relatos que, numa sequência lógica, demonstram um plano intencionalmente elaborado, possivelmente no plano espiritual, para as tarefas que aqui são relatadas.

Ao todo, a obra possui 15 capítulos e ainda tem a apresentação da autora, o prefácio e depois do anexos com as normativas e ciclos feitos para a Evangelização ao longo dos anos.

O primeiro capítulo aborda sobre Os Missionários e tem a protagonista pelos olhos de Divaldo Pereira Franco. Já a partir do segundo capítulo se começa a contar os passos de Cecília na vida, como professora e dentro do Espiritismo como o Início da Trajetória na Nova Jornada e o Retorno À Porto Alegre e os primeiros contatos com a Doutrina.

A partir do quarto capítulo é comentado sobre os primeiros passos da Evangelização em si como A Grandiosa Tarefa da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil e seus colaboradores, a Evangelização e o Movimento Espírita Gaúcho, o Centro de Preparação de Evangelizadores da Fergs e o Curso de Preparação de Evangelizadores no Brasil.

Já o oitavo capítulo aborda Cecília Rocha na Federação Espírita Brasileira e depois passa para Cursos de Preparação de Evangelizadores em Outros Países, Os Encontros Nacionais de Diretores do DIJ promovidos pela FEB e abrangência, A Elaboração de Material Didático-Pedagógico e Doutrinário, A Implantação da Campanha do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE), depoimentos, dados biográficos de alguns pioneiros da tarefa e a conclusão.

Ao longo de toda a narrativa, a autora vai mostrando a simbiose do bem entre Cecília, a Evangelização como um todo e as outras pessoas que também tiveram papéis fundamentais para o crescimento na evangelização espírita das crianças como Sandra Borba, Dinah Fagundes Rocha, Francisco Spinelli e Francisco Thiesen.

A obra, mesmo em biografia com vários braços, também deixa, nas entrelinhas, o fator grupo. Cecília mesmo sendo uma das pioneiras, sempre fez tudo auxiliando e sendo auxiliada por outras pessoas. E como isso foi válido e necessário em alguns momentos. Além da força tarefa de deixar tudo esquematizado para quem já está e para quem está chegando e isso fica bem claro nos anexos.

O texto é de fácil entendimento e a leitura depende da sua intenção com a obra. É ótimo abrir de portas para quem deseja conhecer a trabalhar voluntariamente na Evangelização / DIJ.

Você termina a obra querendo conhecer mais sobre a Cecília e seu espírito humanitário e cooperativo e também querendo ajudar, de alguma forma, o programa de Evangelização mais perto que tiver. É incrível.

Onde Achar:

Disponível apenas em formato físico:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂